Em Cruzeiro do Sul, Detran realiza evento pelo Dia da Síndrome de Down

por admin
1 visualizações

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi comemorado nesta terça-feira, 21, em Cruzeiro do Sul, com um ato público no Memorial erguido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) para homenagear as vítimas do trânsito.

O evento foi organizado pela Associação de pais, parentes e amigos de pessoas com necessidades especiais (Apae) e contou com a presença do diretor-geral do Detran, Pedro Longo, dos alunos das redes pública estadual, municipal e privada e comunidade.

De acordo com a fundadora da Apae no Juruá, Karen Carvalho, é importante que a sociedade entenda que o preconceito só aumenta o sofrimento dessas pessoas. “Apesar dos avanços, ainda existem barreiras para que os portadores de quaisquer tipos de deficiência convivam normalmente com outras pessoas”, pontuou.

Para o gerente da 1ª Ciretran, Valdecir Dantas, o ato é uma excelente oportunidade para reflexão da sociedade no que diz respeito aos direitos dos que têm necessidades especiais. “Da nossa parte temos feito o possível para que, no trânsito, essas pessoas se sintam protegidas”.

Cirlei Araújo, moradora de Mâncio Lima e mãe de um portador da Síndrome de Down, diz que sempre participa de eventos em prol ao movimento. “Sempre estou nos eventos que contribuem para quebrar a barreira do preconceito. Não podemos mais admitir isso. Meu filho, apesar da síndrome, é uma pessoal alegre, feliz, normal”, disse ela.

Pedro Longo avaliou como positivo o evento e destacou que o órgão prima sempre pela educação e conscientização. “Em nossas campanhas de educação no trânsito orientamos sempre para a inserção dos portadores de deficiências e que lhes sejam garantidos direitos fundamentais como qualquer usuário do sistema”, destacou.

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo