Projeto Detran Escola retoma aulas de alfabetização

243 visualizações

Daigleíne Cavalcante

Desde 2011, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) dispõe, em Rio Branco, de um setor destinado a auxiliar candidatos à primeira habilitação ou renovação que necessitam de auxílio no processo de alfabetização.

Os interessados devem procurar o Setor de Educação, no Detran Parqueamento, localizado na Rua Antônio da Rocha Viana. Foto: Andreia Nobre/Detran

A Coordenação de Educação de Trânsito da autarquia conta, em sua equipe, com servidores formados em pedagogia para oferecer o serviço. A demanda vem da Corregedoria do departamento, que tem o papel de avaliar se um candidato que reprova repetidas vezes nos testes teóricos ou psicológicos está apto ou não a obter licença para dirigir, já que o artigo 140 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que, para se obter habilitação para conduzir veículo automotor e elétrico, é necessário saber ler e escrever.

Com o passar do tempo, a equipe pedagógica identificou que, de cada dez pessoas avaliadas, quatro não conseguiam obter êxito, ficando impossibilitadas de continuar o processo de renovação ou primeira habilitação, e por isso resolveu prestar apoio aos cidadãos.

“A proposta do Detran Escola é proporcionar oportunidade para que esses candidatos aprendam a ler e escrever, não só para concluírem o processo de habilitação ou renovação, mas para que se tornem capazes de se comunicar por meio da leitura e da escrita”, explica Cléia Machado, coordenadora da área.

Os interessados devem procurar o Setor de Educação, no Detran Parqueamento, localizado na Rua Antônio da Rocha Viana, na capital.

Vale salientar que o Detran Escola não tem ligação com o processo de habilitação, realizado apenas pelos centros de formação de condutores (CFC).

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo