Porto Acre recebe equipe de educação do Detran #2

por admin
1 visualizações

(Por Igor Martins)

A educação de trânsito do Detran chega ao município de Porto Acre e realiza atividades durante toda esta quarta-feira, 18. O início dos trabalhos se deu com uma palestra da operação Álcool Zero, na igreja presbiteriana da Vila do Incra, ministrada pelo major PM Dourado. Durante a explicação do policial, os presentes tiveram a oportunidade de ouvir um pouco a respeito dos perigos de ingerir bebidas alcoólicas antes de dirigir.

Duas duplas de educadores de trânsito foram designados a pontos da via principal da vila, nos quais efetuam a travessia na faixa de segurança, bem como abordagens a pedestres, ciclistas e condutores, para realizar o trabalho de conscientização por meio de material expositivo. Também realizam a adesivagem de veículos e bicicletas. “Os adesivos de bicicletas são feitos de material luminoso, para trazer não somente visibilidade, mas também segurança aos ciclistas à noite”, explica a gerente de educação de trânsito do Detran, Geny Polanco.

Paralelamente, as equipes de teatro da autarquia se apresentam aos alunos da Escola Estadual Edmundo Pinto, localizada também na Vila do Incra. “É a primeira vez que o Detran vem à nossa escola e ficamos muito felizes. Esse trabalho vem para alertar os nossos jovens dos perigos do trânsito. O teatro é um jeito de prender a atenção deles e fazer com que aprendam muito mais sobre esse assunto”, conta a diretora da instituição de ensino, Eusenir Pinheiro. O colégio atende 887 estudantes, tanto do ensino fundamental, médio e programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos três turnos de funcionamento.

A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, avalia que muito além de intensificar a fiscalização, é preciso também expandir os trabalhos educativos, não somente no âmbito da capital, mas também no interior do Estado. “O foco de não se misturar bebida alcoólica e direção deve ser sempre mantido. Mas há ainda particularidades para as políticas de educação de trânsito para as cidades do interior, onde, por exemplo, o transporte com bicicletas é muito mais frequentemente utilizado”, pontua.

Na ação em Porto Acre, a equipe conta com 16 pessoas envolvidas, dentre educadores de trânsito, coordenadores, membros dos grupos de teatro e demais colaboradores. Estão sendo utilizados adesivos para carro e bicicleta, panfletos para pedestres e ciclistas, além de leques e pulseiras da operação Álcool Zero, em um número de 1500 unidades de cada um destes itens.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo