Óculos de grau são entregues a alunos do Alfa 100

por admin
0 visualizações

(Por Jannice Dantas)

Duas turmas de alunos freqüentam o Alfa 100 com o objeto de alfabetizar-se e, posteriormente, dar prosseguimento na renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essa oportunidade só é viável graças ao convênio firmado entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Secretaria de Estado de Educação (SEE), que garante a condutores não alfabetizados a chance da inclusão social.

E foi outra parceria entre as duas entidades que propiciou ontem a entrega de óculos de grau para dez alunos, os quais foram encaminhados previamente através da Secretaria de Educação para consultas com oftalmologistas na rede pública de saúde. Os alunos condutores detectados com a necessidade do uso de óculos de grau foram contemplados com armações e lentes.

Segundo a coordenadora geral do Mova, Maria Augusta Rosas, 170 mil pessoas já foram alfabetizadas pelo Programa Alfa 100 e atualmente seis mil estão em sala de aula. “É dever do Estado oferecer educação e nossa maior satisfação é o comprometimento dos alunos. Queremos que o Acre seja um dos estados com a menor taxa de analfabetismo”, disse.

O Programa Alfa 100, voltado para condutores analfabetos, é um projeto piloto dentro do Detran/Acre e será estendido a outros municípios, conforme explicou o corregedor do Detran Fábio Ferreira.

Nem sempre a idéia de voltar à sala de aula ou mesmo de freqüentá-la pela primeira vez é recebida de bom grado. “No começo, fiquei revoltado, agora estou agradecido”, explicou Limirio Lopes de Lima, operador de máquinas.

Também foram passadas aos alunos contemplados, noções básicas de higiene e manuseio dos óculos. Para finalizar, a diretora geral Detran, Sawana Carvalho, falou da importância da parceria com a Secretaria de Estado de Educação e aproveitou para convidar os alunos para ser multiplicadores da educação no trânsito. “Na vida, educação é tudo e eu me orgulho muito em ver o entusiasmo e a força de vontade de vocês”, finalizou a diretora.

Também estiveram presentes na oportunidade diretor de operações do Detran, Major Teles, pedagoga do Mova, Jocileide Magalhães e Ocileudo Holanda, coordenador das consultas e cadastros do Mova.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo