Festa e educação para o trânsito no Dia das Crianças em Cruzeiro do Sul

por admin
0 visualizações

(Por Flaviano Schneider – Fotos: Onofre Brito)

A campanha permanente de educação para o trânsito levada a efeito pelo Departamento de Trânsito (Detran) em Cruzeiro do Sul não perde as boas oportunidades de levar atividades visando um trânsito mais seguro aos mais diferentes segmentos da população. Assim, com a chegada do Dia das Crianças, que se comemora amanhã, 12 de outubro, o alvo não poderia ser outro: as crianças.

Centenas de alunos de três escolas do ensino fundamental lotaram hoje o Teatro dos Náuas e tiveram uma manhã cheia de atividades culturais, educativas e humorísticas, com a presença de palhaços, distribuição de brindes, jogo de perguntas e respostas (sobre o trânsito) e sorteio de três bicicletas. As bicicletas foram doadas pela UTC Engenharia, que está construindo na cidade o novo terminal da Petrobras.

A estudante Letícia da Silva Negreiros, do 5 ano da Escola Plácido de Castro, situada na Boca da Alemanha, conta que nunca tinha entrado no Teatro dos Náuas. Mas de trânsito ela entende. “O trânsito na nossa cidade não é muito movimentado, não é como em Rio Branco, São Paulo e Rio de Janeiro, mas muitos motoristas daqui não respeitam os sinais. Às vezes eles estão com muita pressa e não querem parar. Por isso, acho bom que tem o agente na frente da escola, porque quando ele apita os motoristas param”. prevê.

Diemerson Nascimento de Souza frequenta o quarto ano na mesma escola e também nunca tinha entrado no Teatro dos Náuas. Ele acha que o movimento de carros aumentou muito em Cruzeiro do Sul. “Nós temos que ter muito cuidado porque muitos carros andam na velocidade máxima, não prestam atenção nos sinais e parece que não têm freios porque só andam “a toda”.”

A professora da Escola Coronel Contreiras Maria Verônica de Souza Almeida gostou muito de a escola ter sido convidada pela Ciretran para as atividades do Dia das Crianças. Ela conta que a escola tem mais de 70 anos, mas ainda assim é pouco conhecida por se situar no bairro Tiro ao Alvo, periferia da cidade. As crianças – ela conta – não têm onde se divertir e vão para a rua. “É perigoso, mas através das campanhas da Ciretran é que elas foram entender os perigos que a rua traz”.”

Acidentes com crianças zeraram

Segundo o gerente da Ciretran de Cruzeiro do Sul, Valdeci Dantas, associar o Dia das Crianças com a necessidade que se tem de que elas saibam se portar ante um trânsito cada vez mais movimentado foi uma decorrência natural da programação anual de educação. “O que queremos é que as crianças cresçam com a responsabilidade de fazer um trânsito diferente, seguro. Temos uma série de ações voltadas para a escola e não poderíamos deixar passar em branco um dia tão importante como é o Dia das Crianças”.

Dantas conta que o trabalho de educação para o trânsito entre estudantes se iniciou há cinco anos, sendo posteriormente instituída a presença de agentes educadores nas saídas das escolas. Antes dessas providências os acidentes com escolares eram frequentes, mas hoje eles zeraram. “O governo tem dado toda atenção a esse programa, e com os demais investimentos feitos pelo Detran vemos que os acidentes em 2012 diminuíram em relação a 2011. Temos consciência de que estamos no caminho certo e as atividades devem continuar.”

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo