Educação de Trânsito apresenta teatro nas escolas

por admin
3 visualizações

Forma lúdica de ensinar chamou a atenção da criançada, durante apresentação teatral nesta terça-feira, 4, na Escola Sesi


A peça intitulada “Transitando em Cena” exibe situações do dia a dia com muita descontração. No caminho ao cinema, a personagem “Aline”, que aprendeu na escola o respeito pelas leis de trânsito, exige do pai o uso do cinto de segurança. Ela alerta que até mesmo no banco traseiro os passageiros devem utilizar o equipamento.

O personagem “Odorico” é um cidadão cordial, educado e tranquilo. “Não faz mal a uma formiga”, mas infelizmente, ele tem um problema: ao entrar em seu carro, transforma-se em um motorista extremamente imprudente. Ele avança o sinal vermelho, insulta os pedestres e excede os limites de velocidade. Duas forças lutam entre si. De um lado, algo diz para ele ser mais cauteloso, de outro, que siga em frente e continue colocando a vida dos outros em risco. Enfim, “Odorico”, acaba cedendo aos apelos positivos e tudo termina em paz.

As crianças também aprendem que a rua não é lugar para brincadeira, que antes de atravessar é necessário prestar bastante atenção e utilizar sempre a faixa de pedestre. Elas ainda recebem a mini multa, além de panfletos com informações aos pais sobre o uso da “cadeirinha”.

Na peça teatral, a cantiga popular “Se essa rua fosse minha”, recebe uma nova versão: “Toda rua tem perigos”. Interessante mesmo é que no final da apresentação, os alunos saem cantando as músicas ensinadas pelo elenco. As escolas públicas e particulares que tiverem interesse em receber as apresentações teatrais do Detran devem encaminhar solicitação ao órgão.


Toda Rua

Toda rua, toda rua tem perigos,
Você deve, você deve se cuidar.
Pois sua vida, pois sua vida é importante,
Para quê, para quê se aventurar?
Olhe bem, olhe bem por onde anda,
Atravesse, atravesse com atenção.
Use sempre, use sempre a faixa branca,
Para a sua, para a sua proteção.
Se o sinal, se o sinal está vermelho,
É preciso, é preciso esperar.
Se o sinal, se o sinal estiver verde,
Você pode, você pode atravessar.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo