Dia do motociclista é celebrado nesta sexta-feira

por admin
0 visualizações

(Por Fátima Bandeira – Foto Jannice Dantas)

O Dia do Motociclista é comemorado em 27 de julho. No Acre, segundo os dados do Detran, a frota de motocicletas chegou, em julho deste ano, ao total de 90.281 veículos, enquanto que no ano passado, no mesmo período, circulavam aproximadamente 75.276 motos. O aumento se deve por conta de ser um meio de transporte de baixo custo de aquisição e manutenção, ágil e que demanda pouco consumo de combustível.

Entretanto, as motocicletas também são, entre os veículos automotores, os que oferecem maiores riscos para os condutores. Diferente dos carros, que possuem toda a estrutura metálica para proteção do motorista, além de itens como o cinto de segurança e, nos veículos mais recentes, airbags, nas motos esses itens não existem e é necessário que o condutor tenha atenção redobrada a fim de evitar acidentes.

Dentre os itens de segurança exigidos para pilotar uma motocicleta estão o capacete com a viseira, devidamente afivelado na jugular e o calçado apropriado, que se firme nos pés, além de roupa que proteja bem o corpo, como calças compridas e jaquetas. “A utilização desses acessórios pode diminuir a gravidade dos ferimentos, evitar mortes e minimizar lesões ou queimaduras causadas por acidentes de motos”, assinala a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho.

Sawana também diz que é importante que os motociclistas se conscientizem e respeitem as leis de trânsito. “Muitos motociclistas pilotam sem o uso dos equipamentos de segurança, transportam pessoas sem o capacete ou transitam com menores de sete anos. Com essas ações, esses condutores estão colocando em risco não só a vida deles, mas também a vida de outras pessoas”.

“Além da tristeza e da dor da perda de um familiar, todo e qualquer acidente gera custos muito altos para os cofres públicos, custos esses que poderiam ser revertidos para outros atendimentos básicos de saúde”, ressalta a diretora.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo