Detran realiza operação Volta às Aulas

por admin
0 visualizações

Para dar mais segurança aos alunos e maior fluidez no trânsito próximo às escolas, o Departamento Estadual de Trânsito inicia nesta segunda-feira, 25, a Operação Volta às Aulas. Equipes de educadores estão presentes nas faixas auxiliando a travessia dos alunos, bem como orientando os pais no embarque e desembarque, ou mesmo no momento de estacionamento dos veículos.

No primeiro momento os educadores estão trabalhando em oito faixas de pedestres. “A escolha se deu considerando o fluxo de veículos e também procurou contemplar as regionais”, explica a coordenadora de educação de trânsito do órgão, Geny Polanco. Ela acrescenta ainda que os educadores passaram por capacitação. “Foram oito dias de treinamento com aulas práticas e teóricas”, continua.

Além dos trabalhos realizados nas faixas, o Detran também inicia palestras nas escolas, apresentação teatral e exibição de filmes. Todos com dicas para os alunos sobre o autocuidados durante a utilização das vias públicas.

“Por conta da idade, os alunos tendem a caminhar pelas ruas de maneira descontraída, sem prestar muita atenção a sua volta, muitas vezes com brincadeiras de empurrar o outro colega. Esse tipo de comportamento é perigoso. Muitos alunos utilizam suas bicicletas para ir à escola, por isso, em nossas palestras e demais apresentações lúdicas, mostramos a eles a maneira correta de se portar tanto como pedestre como conduzindo bicicletas”, exemplifica a diretora-geral, Sawana Carvalho.

Anterior ao trabalho da educação de trânsito, a equipe de engenharia realizou a revitalização das faixas de travessia e também de sinalização. “Nada mais é do que a repintura, e em alguns casos a implantação de novas placas de trânsito”, ressalta a engenheira de trânsito da autarquia, Samara Ricarte.

“Sabemos que os pedestres hoje são os condutores de amanhã. Portanto, queremos orientá-los para que cheguem no futuro como motoristas conscientes. O trânsito envolve vidas. Respeito e gentileza fazem parte dele, e queremos despertar isso nos nossos motoristas”, finaliza a diretora.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo