Detran mobiliza educadores de trânsito para faixas de pedestres no centro de Rio Branco

por admin
0 visualizações

Com o fim do ano letivo, os educadores de trânsito que auxiliavam na travessia de ruas nas escolas estão sendo deslocados para o centro de Rio Branco com o intuito de melhorar a segurança dos pedestres nesse período de festas de fim de ano, época em que a área central e regiões comerciais ficam muito movimentadas. Os educadores passarão o dia nas ruas realizando a educação do pedestre, que muitas vezes necessita de um melhor acompanhamento no trânsito.

O trabalho desses educadores é ensinar o que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sobre o comportamento dos pedestres em calçadas e vias urbanas. O principal deles é a travessia na faixa, um simples gesto que evita os diversos atropelamentos diários que ocorrem em Rio Banco. O CTB assegura ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos em vias rurais. O CTB também define como pedestres os ciclistas que estejam desmontados e empurrando o veículo, equiparando-os em direitos e deveres.

“Acho uma ótima ideia essa dos educadores na faixa, pois nos deixam mais seguros, já que muitos motoristas, apesar de também serem pedestres, não respeitam as pessoas que tentam atravessar a rua”, diz a contadora Luenna Cavalcante.

Essa é uma segunda etapa da campanha “Tá na faixa, ta seguro”, que foi iniciada em 2011 e tem uma nova etapa neste fim de ano de 2012. A valorização da faixa de pedestre é a principal tarefa que a coordenadoria de educação de trânsito tem trabalhado com os transeuntes na cidade. A equipe de educação realiza blitze educativas em bares e restaurantes, conversando com os frequentadores sobre os cuidados com o trânsito, principalmente com a mistura de álcool e direção.

Para a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, essa é uma forma de trabalhar com responsabilidade sobre todos os envolvidos no trânsito. “Temos que estar sempre atentos a todos – motoristas, passageiros, nas habilitações e documentos do veículo. Estamos sempre em destaque por conta das blitze da operação álcool zero, mas estamos ativos na educação de trânsito, e não poderíamos esquecer os pedestres, que é quem tem mais direitos nas vias”, diz a diretora.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo