Detran informa sobre a possibilidade de imprimir documento de veículos no site

por Detran AC
18 visualizações

 Ana Flavia Soares  23/04/2020 – 10h29min

CRLV pode ser impresso em papel A4 e tem mesma validade do documento em papel moeda

O Governo do Estado do Acre, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) disponibiliza aos proprietários de veículos do estado, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) no site da autarquia, para ser impresso pelos próprios usuários.

A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira, 23, e já estava prevista no plano de ações do Detran, porém, devido à pandemia da Covid-19 e da suspensão temporária do atendimento presencial no órgão, foi solicitada a antecipação do serviço à empresa de tecnologia Search, que administra o site do órgão.

O CRLV é um documento de porte obrigatório e atesta que o veículo está apto a circular,  atendendo a legislação brasileira. Quem deseja realizar a impressão deve acessar o site da autarquia, www.detran.ac.gov.br, e se cadastrar na plataforma de autoatendimento, que fica na parte superior do site.


Modelo de CRLV-e para a versão impressa (Imagem Ilustrativa)

Vale lembrar que o documento também está disponível em versão on-line, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), e que o veículo precisa estar com todas as taxas pagas para ser considerado licenciado.

“Simplificar o acesso aos nossos serviços é uma missão da nossa gestão, agora, não existe mais a necessidade de emissão do documento físico em papel moeda, pois a versão em papel comum possui a devida assinatura eletrônica que comprova a veracidade”, explica o presidente do Detran, Luiz Fernando Duarte.

 Orientações aos proprietários

Com a implantação do documento no formato digital, CRLV-e, as emissões passarão a ser exclusivamente eletrônicas e o documento fica imediatamente disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito,  que pode ser instalado em um smartphone ou dispositivo compatível e na plataforma de autoatendimento do site do Detran Acre.

A impressão deverá ser em papel sulfite branco no formato A4, com tinta preta, em página única e sairá no novo formato CRLV e adotado em 2020.

A autenticidade do documento baseada na impressão em papel moeda foi substituída pela leitura do QRCode, código de barras bidimensional, que agora consta nos documentos e poderá ser validado pela fiscalização de trânsito.


Só é possível baixar o documento se o veículo estiver com todas as taxas e multas vinculadas ao veículo quitadas (Imagem Ilustrativa)

Após os pagamentos de todos os débitos vinculados ao veículo, em até 24 horas o CRLV fica liberado no sistema para a impressão do proprietário. Não existe um limite para as impressões, o proprietário pode imprimir quantas vezes precisar.

A impressão do CRLV em papel moeda cessará em junho de 2020. A partir desta data, os proprietários de veículos deverão realizar a impressão do documento no portal do Detran e, só  será impresso em papel moeda pela a autarquia à requerimento do proprietário.

Passo a passo para acessar a plataforma de autoatendimento

  1. Acessar o site do Detran ‘www.detran.ac.gov.br;
  2. Clicar no ícone de autoatendimento;
  3. Se identificar,o usuário escolhe a forma de identificação, que pode ser pelos dados da habilitação ou do veículo;
  4. Após o preenchimento do cadastro de identificação o usuário deve informar o e-mail e senha;
  5. Em seguida, um link será enviado para o e-mail cadastrado;
  6. Após a liberação no sistema, a pessoa pode começar a utilizar os serviços disponíveis no site.


    O usuário só poderá ter acesso ao CRLV-e se realizar o cadastro na plataforma de autoatendimento no site (Card Ilustrativo Secom/AC)

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo