Detran informa como obter autorização para conduzir ciclomotor

por Detran AC
4 visualizações

Com a resolução n° 778/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), as normas para obter Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), as chamadas Cinquentinhas, mudaram. Por isso, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) explica quais são as novas regras.


As cinquentinhas são motocicleta com motor de até 50 cilindradas (Imagem Ilustrativa/Secom)

A resolução começou a vigorar em setembro de 2019. De acordo com as novas regras, durante um ano o candidato que deseja obter ACC, poderá fazer as provas teórica e prática sem passar por um curso antes. Somente em caso de reprovação as aulas serão exigidas.

No entanto, a partir setembro de 2020, as aulas voltam a ser obrigatórias, porém com apenas cinco horas/aulas. Os candidatos poderão ainda utilizar seus próprios veículos para realizar o exame prático, desde que eles não possuam mais de cinco anos de uso.

Vale ressaltar que a exigência de o condutor saber ler e escrever, conforme prevê o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), ainda permanece.

“Quem deseja obter o serviço deve procurar uma autoescola para iniciar o processo. Em caso de dúvidas, o cidadão deve procurar um dos postos de atendimento do Detran”, explica a chefe da divisão de atendimento ao público/habilitação, Elisângela Brasil.

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo