Detran estende educação para o trânsito aos idosos

por admin
0 visualizações

Há cinco anos o Detran vem investindo em educação para o trânsito em Cruzeiro do Sul. No início, o foco eram os estudantes dos ensinos fundamental e médio. Mas há dois anos, o órgão começou a trabalhar também com segmentos específicos da população como mototaxistas, taxistas ou entregadores de supermercados.

No ano passado, a morte de um idoso atropelado por um micro-ônibus quando atravessava a rua fez com que o Detran ampliasse ainda mais as ações educativas. “Em 2011 iniciamos um trabalho com os idosos. Nossa preocupação com eles é grande. Porque eles se sentem inseguros e têm necessidade desse cuidado especial”, disse a educadora de trânsito Silvana Freitas.

A programação é desenvolvida atualmente nos postos de saúde e centros de idosos. Hoje, a aula foi no posto de saúde do bairro Formoso. Dezenas de idosos compareceram à atividade, que teve como ponto alto uma peça teatral executada pelas agentes do Detran.

“Queremos dar dicas que possam servir de apoio para essas pessoas, como atravessar a rua preferencialmente na faixa de pedestre e prestar atenção nos sinais luminosos. Nós nos valemos do teatro para chamar atenção de forma didática e divertida”, explicou Silvana.

O trânsito em Cruzeiro do Sul melhorou e o investimento em educação tem sido fundamental para isso, além dos investimentos do governo do Estado em sinalização, semáforos, lombadas, contratação de servidores e compra de veículos.

Aprenderam e gostaram

O aposentado Antônio Salvador da Silva gostou das informações que recebeu. “Hoje aprendemos muita coisa. Gostei de o Detran ter vindo aqui: é conversando que a gente se entende”.

Dona Francisca das Chagas Nogueira, 62 anos, disse que nunca tinha sofrido um acidente de trânsito, mas acha que valeu a pena ter ido ao posto para participar da aula. “A gente fica mais preparada para andar nas ruas”, disse.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo