Detran detalha regras para uso de bicicletas elétricas

por admin
2 visualizações

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma resolução que equipara as bicicletas elétricas aos ciclomotores, além dos equipamentos obrigatórios para condução nas vias públicas. Porém, a resolução coloca que algumas bicicletas elétricas não entram nestas regras previstas pela legislação e podem ser igualadas a bicicletas comuns.

De acordo com a as novas regras, as bicicletas elétricas que atingirem velocidade máxima de 25 km/h podem circular pelas vias públicas e ciclovias como bicicletas comuns. Acima disso, e se o veículo contar ainda com acelerador, deverá ser devidamente registrado e o condutor ter habilitação na categoria A ou Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC).

A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, adverte que, mesmo sem a necessidade de habilitação, os condutores dessas bicicletas devem manter a prudência. “Agora, é preciso que esse ciclista fique atento e respeite também a velocidade junto às bicicletas comuns, como também utilize o equipamento obrigatório para todo o ciclista, que é o capacete”, explica.

Sawana Carvalho fala sobre a importância dessas bicicletas para o cidadão, que já se popularizaram há pelo menos dois anos, atrelada ao fator positivo da resolução do Contran, para a preservação de vida. “É uma vitória dos órgãos estaduais e municipais de trânsito, que beneficiou a população de poder aquisitivo mais baixo, que deixa de ter uma bicicleta comum, pra ter uma elétrica, que não é motocicleta. O apoio do nosso governador Tião Viana para sensibilizar os órgãos federais sobre essa medida foi essencial”, comenta.


Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo