Detran dá dicas de como dirigir com segurança em dias de chuva

por admin
0 visualizações

(Por Cristina Souza)

A condição adversa de chuva reduz a visibilidade, diminui a aderência dos pneus e dificulta manobras de emergência. Por esse motivo, é necessário que os motoristas redobrem a atenção para evitar os riscos de acidentes e perigos de dirigir no período chuvoso. Com o objetivo de tornar o trânsito mais seguro nessa época, o Detran orienta como se deve dirigir nessas condições.

Em épocas de chuvas é essencial tomar certos cuidados ao dirigir, pois o número de acidentes de trânsito tende a aumentar nesse período. E para quem dirigir no meio de um temporal, ou mesmo com a pista molhada, recomenda-se calma, prudência e muita atenção.

De acordo com o coordenador da fiscalização de trânsito do Detran/AC, Herbson Sousa, a paciência e a atenção precisam andar de mãos dadas com os condutores, principalmente no período chuvoso. “Sob chuva, é necessário andar sempre com o limpador de para-brisas funcionando, aumentar a distância com relação ao veículo da frente e utilizar luz baixa – para que os demais condutores tenham maior visibilidade do seu veículo -, além de não exceder os limites de velocidade estabelecidos nas vias e evitar frenagens bruscas”, aconselha Sousa.

Dicas para os motoristas em período de chuva:

– Ao perceber acúmulo de água na pista, diminua a velocidade;

– Acenda as lanternas e os faróis baixos para facilitar que seu carro seja visto por outros condutores;

– Evite frear de maneira brusca para não travar as rodas e derrapar por falta de aderência;

– Não use as poças d’água para “lavar” seu veículo – muitos acidentes começam assim;

– Se tiver de passar por um trecho alagado, verifique a altura da água. Até a metade da roda, você tem condições de dirigir. Acima disso, o veículo fica exposto a panes mecânicas. Tenha calma e aguarde o nível da água baixar.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo