Detran/AC leva educação de trânsito para povos indígenas no Juruá

Tassiane Pontes e Ana Flávia Soares

Visando conscientizar comunidades indígenas do vale do Juruá e reduzir acidentes de trânsito com vítimas fatais, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) realiza há oito anos,  trabalho de educação para o trânsito nas aldeias indígenas.

O órgão realiza o projeto em comunidades tradicionais desde 2010 (Renato Beiruth/Detran)

A ação faz parte de um projeto desenvolvido pelo departamento em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai). As atividades têm como objetivo alertar os moradores sobre os riscos de acidentes na comunidade e informar sobre a importância de transitar com cautela nas rodovias.

A necessidade surgiu devido ao aumento do fluxo de veículos, e pela localização das aldeias, a maioria às margens da BR-364, além de que alguns indígenas também são condutores de automóveis.

“Ao longo da BR-364 desenvolvemos esse trabalho em cinco aldeias de etnias diferentes. Já aconteceu acidente de trânsito com vítimas fatais nessas comunidades tradicionais, estamos trabalhando a conscientização e prevenção”, esclareceu o gerente da 1ª Circunscrição Regional de Trânsito de Cruzeiro do Sul (1ª Ciretran), Valdecir Dantas.

Atividades

Nas palestras a equipe de educação de trânsito aborda os quatro segmentos do trânsito: pedestre, ciclista, motorista e o motociclista e explica a função de cada um. Em 2017, cerca de 300 indígenas foram alcançados pelo Detran/AC na região do Juruá.

Uma das comunidades que recebeu a ação foi a aldeia Katukina, localizada no município de Cruzeiro do Sul. Segundo o cacique Benjamin Katukina, o trabalho do Detran/AC é fundamental para que o seu povo tenha conhecimento sobre as regras de trânsito.

As palestras são realizadas pela equipe da 1ª Ciretran, nas  atividades também são distribuídos materiais de educativos para crianças e adultos.

“O objetivo principal é conscientizar o indígena do seu papel no trânsito e contribuir assim para a segurança de cada um”, explica Samarah Neves, coordenadora da educação de trânsito da 1ª Ciretran de Cruzeiro do Sul.