Detran/AC implanta bolsões para motociclistas em semáforos da capital

por admin
2 visualizações

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) implantou, este mês, bolsões para motos, na Avenida Ceará, em Rio Branco. A obra de engenharia é uma demarcação na pista com um espaço destinado à parada dos motociclistas durante a espera do semáforo.

A iniciativa partiu de uma reunião com o movimento de motociclistas do Acre que sugeriu a implantação dos bolsões como experiência. A atual gestão do Detran/AC se mostrou sensível a causa dos motociclistas, e a exemplo do que fez com a construção das faixas elevadas, elabora agora o projeto de modernização com foco em resguardar as vidas dos motociclistas.

“O Acre é um dos primeiros estados brasileiros a implantar os bolsões para motos, atualmente, São Paulo e o Distrito Federal também dispõem deste recurso”, afirma o diretor-geral do Detran/AC, Pedro Longo.

A ação está dentro de uma série de projetos de engenharia de trânsito do departamento.  A criação do espaço exclusivo nos cruzamentos e semáforos para motociclistas tem como objetivo evitar colisões e proporcionar segurança nas vias.

“Hoje, esses condutores representam 42,47% da frota do Acre, sendo que muitos deles estão envolvidos em acidentes. Não queremos que os motociclistas fiquem competindo espaço com os demais veículos quando o sinal abrir”, afirma Longo.

A iniciativa partiu de uma reunião com o movimento de motociclistas do Acre que sugeriram a implantação dos bolsões (Foto: Weslley Chrystian/Detran)

Até o presente momento já foram implantados dois bolsões na Avenida Ceará, região que concentra um grande fluxo de veículos da capital, porém, a direção do Detran/AC planeja expandir para outras avenidas da capital.

 Trabalho Educativo

Para evitar que carros invadam o espaço destinado às motos, os educadores de trânsito estão realizando ações educativas, desde a última semana, nos locais onde foram implantados os bolsões.

Educadores de trânsito estão realizando o trabalho de orientação dos motoristas (Foto: Weslley Chrystian/Detran)

“Estamos conversando com os motoristas que trafegam na Avenida, a fim de educar sobre o respeito à sinalização de trânsito, os demais veículos devem ficar atrás dos bolsões”, afirma a coordenadora de Educação de Trânsito, Geny Polanco.

Autor:Andréia Nobre

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo