Cruzes na estrada

por Detran AC
0 visualizações

Você já parou para pensar em que momento descobriu que o trânsito pode matar? Dentre as muitas memórias que tenho de criança, uma delas, infelizmente, é esta. Estava viajando de ônibus com minha avó, sempre fazíamos isso, porque temos família fora. E sempre que possível era assim, eu entrava no ônibus com a felicidade de saber que em poucas horas estaria brincando com minhas primas distantes.

E em uma dessas várias viagens que fazíamos de ônibus olhava distraidamente pela janela quando vi três cruzes na margem estrada. Aquilo me causou curiosidade, nunca tinha visto algo do tipo. Como assim as pessoas rezam na beira da estrada? Será que aquelas cruzes indicavam que havia uma igreja por perto? Eram muitas perguntas para nenhuma resposta que eu mesma tentava buscar. Pedi ajuda:

-Mãe, por que tem uma cruz na estrada?

Minha mãe explicou que quando alguém morre na estrada, os familiares colocam uma cruz no lugar onde a pessoa morreu. Geralmente as cruzes nas estradas indicam mortes que são ocasionadas por acidentes de trânsito.

Foi assim que descobri que o trânsito mata, uma criança curiosa sabendo de um fato que ainda é comum no Brasil. Comecei a pensar: “E se algo acontecer conosco?”. Logo em seguida veio o medo. “Nunca vamos chegar ao nosso destino, nunca mais vou brincar com minha primas de Cobija, vamos virar apenas duas cruzes na estrada!”.

No dia a dia, quando estamos dirigindo indo para o trabalho, visitar um parente distante, comer fora ou sair para se divertir, nunca pensamos que um acidente de trânsito pode acontecer. Mas é importante pensar na vida e ver como ela é frágil, estando ciente de que qualquer erro ou distração pode ocasionar uma tragédia. Você imagina o quanto uma pessoa querida pode sofrer sem a sua presença?

Apesar de ser um clichê que muitos não suportam mais ouvir, sempre é necessário lembrar que usar o celular ao volante aumenta os riscos de você se tornar uma vítima no trânsito ou de fazer uma. Preste atenção nos semáforos, respeite as faixas de pedestre e os limites de velocidade! Uma simples atitude pode salvar uma vida. Quando ela é feita por muitas, várias vidas são tiradas de risco.

Lembre-se: ninguém quer ser ou fazer uma cruz nas estradas

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo