Com 5 mil vagas, inscrições no Programa CNH Social 2023 iniciam na próxima quarta-feira

39479 visualizações

Os interessados em participar da seleção para o Programa Social de Formação de Condutores de Veículos Automotores (Programa CNH Social) em 2023, devem realizar inscrição entre os dias 3 de maio e 1º de junho no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC).

Gessica Martins, uma das contempladas na edição 2022 no CNH Social. Foto: Renato Beiruth/Detran

O programa, que possibilita acesso totalmente gratuito a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para os acreanos de baixo poder aquisitivo, vai disponibilizar cinco mil vagas, sendo 5% das vagas destinadas à pessoas com deficiência.

O edital de inscrições foi publicado em edição especial do Diário Oficial do Estado (DOE), no último domingo, 30 de abril, contendo detalhes de como o certame ocorrerá, além de todas as exigências para quem deseja se inscrever em uma das três modalidades do programa: CNH Estudantil, CNH Urbana e CNH Rural.

“Para gerar mais oportunidades, postos de trabalho e renda, o governo prioriza, pelo segundo ano consecutivo, a oferta das CNHs gratuitas. Aumentamos em quase três vezes a oferta de vagas, para que mais pessoas sejam alcançadas, um compromisso da gestão Gladson Cameli”, enfatiza a presidente do Detran/Ac, Taynara Martins.

Detalhes do certame

No momento da inscrição, o candidato poderá concorrer a apenas uma categoria, que são: habilitação gratuita nas categorias A ou B, ou ainda adição de categorias A ou B, além da possibilidade de mudança da categoria B para a D, opção em que o número da CNH, válida, deve ser informado no momento da inscrição.

Para participar, os interessados devem fazer parte do Cadastro Único dos Programas Sociais (CadÚnico) e estar ativo há pelo menos quatro meses, ter idade igual ou superior a 18 anos e saber ler e escrever.

Todos os municípios serão contemplados, sendo 40% das vagas são destinadas aos moradores da capital e 60% para os demais municípios. Do total, 5% das vagas serão para pessoas com deficiência.

Vale lembrar que os requisitos para inscrição estão detalhados no edital e que todos os interessados devem ler o documento antes de iniciar o processo de inscrição.

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo