Campanha mundial pela segurança no trânsito é lançada no Acre

por admin
0 visualizações

(Por Igor Martins)

O movimento intitulado Década de Ação pela Segurança no Trânsito é lançado mundialmente hoje, 11, e pretende até o ano de 2020 diminuir em 50% os índices de acidentes nas vias públicas. A ação foi idealizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009, com o foco principal de estabelecer medidas para prevenir a violência no trânsito.

Para marcar o início da mobilização, as cidades brasileiras que aderiram à campanha escolheram monumentos que vão ser iluminados para representá-la de forma simbólica. No Acre, o Palácio Rio Branco foi escolhido e, a partir das 18 horas, estará inteiramente em amarelo, cor alusiva ao trânsito.

As atividades em caráter planetário se iniciam na Nova Zelândia e seguem em cada um dos 24 fusos horários, do sentido oriental para ocidental. Mais de 170 países vão desenvolver ações específicas na área de segurança viária. Atualmente, uma média de 1,3 milhão de pessoas são vitimadas em acidentes e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), de 20 a 50 milhões ficam com alguma sequela.

A Década de Ação pela Segurança no Trânsito combina várias diretrizes e atitudes para coibir as condutas incorretas mais praticadas, como o não uso de capacete por motociclistas, a não utilização das faixas de segurança por parte dos pedestres, entre outras. De acordo com especialistas, se as medidas previstas forem tomadas, mais de cinco milhões de mortes serão evitadas até o término da campanha.

Para a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, aliadas a essas condutas propostas pela campanha, cada cidadão deve exercitar o respeito e a cortesia. “Além disso, a prudência também é um fator importante para o sucesso da segurança no trânsito”, afirma.

Também é importante que empresas, entidades, sociedade civil organizada e a própria população participem. As ações delimitadas pela ONU para promover a segurança no trânsito vão desde o fortalecimento da segurança, melhoria da infraestrutura da malha viária e segurança veicular até o atendimento aos acidentados.

Comprometimento com a vida

A redução de estatísticas de acidentes de trânsito, principalmente envolvendo vítimas fatais, tem sido uma preocupação constante do governo do Estado desde o início da gestão do governador Tião Viana. Assim, a adesão do Detran/AC a essa campanha firma o compromisso da atual gestão com a vida.

Paralelamente, a educação de trânsito do Detran vem desenvolvendo outras atividades complementares nas escolas, como palestras e apresentações teatrais, com o intuito de valorizar o conceito da segurança nas vias.

“O trabalho nas escolas é feito para auxiliar crianças e adolescentes que na vida adulta serão condutores conscientes de suas responsabilidades ao dirigir. Já para os adultos, trabalhamos com pit-stop nos postos de gasolina, blitze nos estabelecimentos em que são vendidas bebidas alcoólicas, entre outras ações”, destaca a gerente de Educação de Trânsito, Geny Ribeiro.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo