Cai para 50% o número de motoristas que dirigem embriagados em Rio Branco

por admin
0 visualizações

Agentes de trânsito da Polícia Militar e do Detran, estiveram reunidos nesta quinta-feira, 28, no auditório da Companhia Estadual de Trânsito (Ciatran) para participarem de capacitação. O objetivo do treinamento é padronizar os procedimentos a serem adotados durante abordagens da Operação Álcool Zero. A ação se faz necessária por conta da recente mudança nas regras da Lei Seca.

O coordenador da Lei Seca no Acre, major Márcio Alves, aproveitou para apresentar a estatística da produtividade das blitzes da Álcool Zero comparando o mês de janeiro de 2012 ao mesmo período de 2013.

No ano passado o índice de embriaguez por veículos abordados era de 12%, já em janeiro de 2013 caiu para 5%; crimes de embriaguês por veículos abordados foram de 0,7% em 2012 e 2013 caiu para 0,4%; por fim, o índice de recusa em fazer o teste bafométrico, teve queda de 5%, foi de 9% em 2012 para 4% em 2013.

O coordenador destaca que durante esse período o número de pessoas dirigindo alcoolizadas nas ruas de Rio Branco diminuiu mais de 50%. Para a diretora geral do Detran, Sawana Carvalho, esses números mostram que a Álcool Zero está cumprindo sua missão maior, que é a de salvar vidas.

“As pessoas já estão percebendo que beber e dirigir é um risco para a vida. Por isso, estão optando em fazer uso de táxis ou mesmo da carona com uma pessoa que não bebeu. Para nós, isso é gratificante, pois vemos que nosso trabalho está surtindo efeito”, afirmou Sawana.

Durante o mês de janeiro deste ano 3.348 veículos foram abordados nas blitzes da Álcool Zero; foram realizados 3.216 testes de bafômetros; expedidos 132 relatórios positivos de embriaguez; e lavrados 168 autos de infração de trânsito (AIT) por embriaguez.

“A importância dessa reunião é melhorar e padronizar os procedimentos adotados na Operação Álcool Zero. Além disso, estamos mostrando para os nossos agentes que o trabalho que realizamos todos os dias aponta números positivos e que estamos cumprindo nossa missão de salvaguardar o trânsito de nossa capital”, ressaltou Márcio.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo