Agentes de trânsito da Polícia Militar e do Detran, estiveram reunidos nesta quinta-feira, 28, no auditório da Companhia Estadual de Trânsito (Ciatran) para participarem de capacitação. O objetivo do treinamento é padronizar os procedimentos a serem adotados durante abordagens da Operação Álcool Zero. A ação se faz necessária por conta da recente mudança nas regras da Lei Seca.
O coordenador da Lei Seca no Acre, major Márcio Alves, aproveitou para apresentar a estatística da produtividade das blitzes da Álcool Zero comparando o mês de janeiro de 2012 ao mesmo período de 2013.
No ano passado o índice de embriaguez por veículos abordados era de 12%, já em janeiro de 2013 caiu para 5%; crimes de embriaguês por veículos abordados foram de 0,7% em 2012 e 2013 caiu para 0,4%; por fim, o índice de recusa em fazer o teste bafométrico, teve queda de 5%, foi de 9% em 2012 para 4% em 2013.
O coordenador destaca que durante esse período o número de pessoas dirigindo alcoolizadas nas ruas de Rio Branco diminuiu mais de 50%. Para a diretora geral do Detran, Sawana Carvalho, esses números mostram que a Álcool Zero está cumprindo sua missão maior, que é a de salvar vidas.
“As pessoas já estão percebendo que beber e dirigir é um risco para a vida. Por isso, estão optando em fazer uso de táxis ou mesmo da carona com uma pessoa que não bebeu. Para nós, isso é gratificante, pois vemos que nosso trabalho está surtindo efeito”, afirmou Sawana.
Durante o mês de janeiro deste ano 3.348 veículos foram abordados nas blitzes da Álcool Zero; foram realizados 3.216 testes de bafômetros; expedidos 132 relatórios positivos de embriaguez; e lavrados 168 autos de infração de trânsito (AIT) por embriaguez.
“A importância dessa reunião é melhorar e padronizar os procedimentos adotados na Operação Álcool Zero. Além disso, estamos mostrando para os nossos agentes que o trabalho que realizamos todos os dias aponta números positivos e que estamos cumprindo nossa missão de salvaguardar o trânsito de nossa capital”, ressaltou Márcio.