Agente de trânsito: profissional necessário para manter a ordem e a vida no trânsito

por Detran AC
0 visualizações

 Daigleíne Cavalcante  

Dia 23 de setembro é o Dia do Agente de Trânsito. A classe representa os profissionais que são conhecidos como meros fiscalizadores, mas que desempenham um papel bem mais amplo e completamente necessário para garantir o cumprimento das leis e da vida no trânsito.


Trabalho do Agente de Trânsito vai além da fiscalização Foto: Ascom Detran/AC

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o agente da autoridade de trânsito é a “pessoa, civil ou policial militar, credenciada pela autoridade de trânsito para o exercício das atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento”. O  agente de trânsito oferece apoio em acidentes, em blitzes de fiscalização e até no exercício de ações educativas.

O diretor de Operações do Detran, José Tanaca, que também é agente de trânsito, pontua os serviços essenciais desempenhados pelos colegas de trabalho. “Quando um acidente acontece, além identificar quais infrações foram cometidas para que aquele acidente ocorresse, o agente colabora com a organização do trânsito no local e auxilia na conciliação dos envolvidos. Nossos agentes também colaboram nas blitzes de fiscalização em que inúmeras vezes veículos roubados são recuperados e criminosos são detidos”, enfatiza.

Em ações educativas realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) nas ruas, as equipes de fiscalização apoiam na organização do fluxo de veículos. O mesmo ocorre em eventos nas ruas, como procissões, caminhadas, cicleatas, carreatas, eventos esportivos e outras atividades.

Este ano os Agentes de Trânsito do Detran/AC apoiaram também atividades de fiscalização para coibir aglomeração, em combate a Covid-19, na capital e no interior.

Live “O agente de trânsito e seu papel de educar”

Para comemorar o Dia do Agente de Trânsito, o Detran/AC organizou uma mesa-redonda virtual para falar sobre o papel dos agentes de trânsito como educadores. A transmissão será nesta quarta-feira, 23, às 16 horas, no Instagram, Facebook e YouTube do @detranacre e será mediada pela jornalista Ana Flávia Soares. Participam do bate-papo a agente de trânsito do Detran/AC, Hingrid dos Santos, o chefe da fiscalização do RBTrans, Robson Ribeiro, e o tenente  Edjane Maciel, que faz parte do Batalhão  de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Acre.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo