Acre se destaca em ranking nacional com uma das menores taxas de mortalidade no trânsito

por Assessoria Detran
125 visualizações

Por Andryo Amaral

O Acre ocupa a 6ª posição entre os estados brasileiros com menor índice de mortalidade no trânsito, é o que aponta um levantamento divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A pesquisa, baseada em dados do Departamento de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que o estado registrou uma taxa de 12,4 mortes por cem mil habitantes, superando estados como Bahia, Ceará e Minas Gerais.

Ações educativas auxiliam na mudança de comportamento dos condutores. Foto: Kelvisson Monteiro/Detran

O estudo integra as ações do movimento internacional Maio Amarelo, que busca mobilizar a sociedade em torno da importância da segurança viária e da prevenção de acidentes.

Com esse desempenho, o Acre figura próximo a São Paulo, que lidera o ranking dos estados com menor número de mortes para cada 100 mil habitantes, seguido pelo Amazonas, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e o Distrito Federal.

A presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran), Taynara Martins, destaca a importância da posição alcançada e pondera que os esforços entre a autarquia e a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), devem continuar.

“Essa conquista é resultado de um trabalho contínuo de educação, fiscalização e políticas públicas voltadas para a segurança viária. No entanto, cada vida perdida no trânsito nos lembra que ainda temos muito a fazer. Nosso compromisso é somar esforços ao BPTran, em todas as cidades do Acre, para seguir firme na missão de salvar vidas e tornar o trânsito mais seguro para todos”, afirma.

Acre é 6º estado o Brasil com maior índice de redução de mortes no trânsito. Foto: Ilustração CLP

O levantamento considera as menores taxas de letalidade proporcional no trânsito em todo o país e serve como termômetro para avaliar a eficácia das ações adotadas pelos estados na redução dos acidentes fatais.

A campanha Maio Amarelo, que abrange o estudo, reforça a importância da conscientização e do engajamento da população para um trânsito mais seguro e humano.

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo