Ação integrada do Detran e Polícia Militar percorre pontos de folia, bares e restaurantes na capital

por Eduardo Gomes
38 visualizações

O Carnaval da Família foi aberto oficialmente na noite de quarta-feira, 26, na Praça da Revolução, em Rio Branco. O governo do Acre, a Prefeitura Municipal e a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola (Acisa) estão envolvidos na organização das cinco noites de folia.

Durante abertura oficial do Carnaval, foliões aderiram à atividade do Detran. Foto: Renato Beiruth/Detran

As equipes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Batalhão de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar já estão trabalhando nas operações que antecedem os dias oficiais de festa, com ações educativas e de fiscalização. Entre agentes, educadores e policiais do trânsito, serão mais de 70 pessoas.

“O Detran iniciou suas atividades conjuntas com o Batalhão de Trânsito há pelo menos duas semanas. Estaremos a postos para levar o que há de melhor no Carnaval, que é a conscientização. A frase ‘se beber, não dirija’ deve ser colocada em prática todos os dias. É samba no pé e consciência na cabeça”, lembrou a presidente do Detran/AC, Taynara Martins.

Além do local da folia, no centro de Rio Branco, a força-tarefa da conscientização também percorreu bares e restaurantes. Na interação, os educadores de trânsito repassavam informações importantes, além de haver a possibilidade de os cidadãos fazerem, conduzidos por um policial militar, o teste no etilômetro, que mede a concentração de álcool no organismo.

Iolanda Almeida aprovou a iniciativa do Detran e BPTran. Foto: Renato Beiruth/Detran

A advogada Iolanda Almeida, que estava confraternizando com duas amigas, aceitou o convite da equipe para fazer o teste, focado na prevenção e segurança no trânsito, e elogiou a atividade do Detran e Polícia Militar.

“O Detran precisa começar por ações como essa, educativas. A partir do momento que o condutor tem essa consciência, ele adota atitudes pensando na vida das pessoas, como escolher o amigo da rodada, por exemplo. Hoje minha amiga resolveu beber, mas vamos voltar para casa juntas e em segurança”, disse.

Operação Lei Seca

As operações de fiscalização estão sendo intensificadas há pelo menos duas semanas. Os trabalhos seguem um ritmo intenso na capital e cidades do interior, por meio dos batalhões, companhias e pelotões de polícia. Nas regionais Juruá e Alto Acre, o reforço é garantido pelos núcleos da Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran).

Operação Lei Seca está intensificada neste período carnavalesco. Foto: Renato Beiruth/Detran

“Nosso trabalho é garantir a segurança viária, de modo que todos possam ir e vir da maneira mais responsável possível. As pessoas podem e devem aproveitar o Carnaval, lembrando sempre que não devem conduzir veículos após a ingestão de bebida alcoólica”, ressaltou a comandante do BPTran, tenente-coronel Eliana Maia.

Foto: Renato Beiruth/Detran
Foto: Renato Beiruth/Detran
Foto: Renato Beiruth/Detran
Foto: Renato Beiruth/Detran
Foto: Renato Beiruth/Detran
Foto: Renato Beiruth/Detran
Foto: Renato Beiruth/Detran
Foto: Renato Beiruth/Detran
Foto: Renato Beiruth/Detran
Foto: Renato Beiruth/Detran
Foto: Renato Beiruth/Detran
Foto: Renato Beiruth/Detran

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo