Veículos restituídos por donos após roubo devem ter restrição cancelada no Detran

por Detran AC
3 visualizações

Após recuperar o bem, os proprietários devem comparecer ao Detran/AC para retirar a restrição de roubo e furto

Se você é proprietário de um veículo que foi recuperado depois de ser roubado ou furtado, deve comparecer ao Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) para solicitar que a restrição de roubo/furto seja retirada do sistema, evitando futuros problemas.

O moderno sistema de câmeras da segurança pública estadual, o chamado cerco eletrônico, identifica a restrição de roubo e furto e avisa ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). Esse sistema já denunciou diversos veículos com a restrição, que quando são capturados pelos agentes de segurança, eles identificam que o condutor é o proprietário.


O cerco eletrônico com câmeras estão instalados em pontos estratégicos Foto: Ana Flávia Soares/Detran

“A falta de retirada da restrição de roubo e furto do sistema gera transtorno e constrangimento ao proprietário do veículo, além de mobilizar forças de segurança desnecessariamente”, afirma o presidente do Detran, Luiz Fernando Duarte.

Passo a passo

Alguns dos veículos recuperados pelos órgãos que integram a segurança pública são entregues sob os cuidados do  Detran/AC, outros são entregues aos proprietários na própria delegacia.

Quando o veículo está no pátio do Detran, o proprietário precisa ir à delegacia para expedir o termo de restituição, após isso, o proprietário deve ir ao prédio de Parqueamento do Detran, com o termo e a documentação pessoal do proprietário ou representante legal, para solicitar o laudo de vistoria, realizada pela autarquia no ato de entrada do veículo no pátio.

A unidade de Parqueamento fica localizada na Avenida Antônio da Rocha Viana, n° 2005, Jardim Manoel Julião, em Rio Branco, no horário de funciona das 7h30 às 16h30.

Logo em seguida, o proprietário deve se dirigir ao atendimento da Unidade do Detran Veículos para requerer a retirada da restrição do veículo. Nesta etapa, o cidadão deve apresentar o laudo da vistoria, termo de restituição e documento pessoal do proprietário/representante legal.

O prédio do  Detran Veículos fica na Avenida Nações Unidas, Nº 2710, 7º BEC, Rio  Branco/AC, e atende das 7h30 às 16h30.

Após a retirada da restrição no sistema do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), o proprietário deve se dirigir ao pátio do Detran, com toda a documentação, para finalmente retirar o seu veículo.

Recuperação de veículo na delegacia

Quando um veículo recuperado for restituído pelo proprietário na delegacia, o proprietário recebe o termo de restituição, porém, é necessário se dirigir ao Detran para retirar a restrição de roubo e furto do sistema do órgão.

Diante disto, o primeiro passo é comparecer ao setor de Vistoria do Detran, realizar o procedimento de inspeção veicular, e assim será expedido o laudo de vistoria. Com o laudo, termo de restituição e os documentos pessoais em mãos, o proprietário deve comparecer ao Detran Veículos,  para retirar a restrição.

O setor de vistoria atende na Travessa Caramuru, 113 – CEP 69918-096 (rua ao lado do Lar dos Vicentinos), das 7h30 às 16h30.

Recuperação de veículo por conta própria

Quando um cidadão recupera seu bem por conta própria, ele precisa ir à delegacia informar às autoridades policiais, pedir o termo de restituição, logo depois fazer a vistoria veicular e se dirigir ao setor de Renavam, no Detran Veículos, para retirada da restrição do sistema.

Denúncias pelo telefone

Ao denunciar o roubo de um veículo ligando para 190 – Ciosp, os atendentes lançam no sistema do Detran a ocorrência, assim, o veículo fica com a restrição de roubo e furto.

Ao recuperar o veículo, no prazo de 24 horas, o proprietário deve ligar ao Ciosp novamente informando a recuperação. Depois desse prazo, deve realizar o procedimento de restituição no Detran.

“Caso já tenham passado 24 horas, o cidadão deve se encaminhar à delegacia para pedir o termo de restituição e realizar o procedimento de restituição e retirada da restrição no Detran/AC”, explica o presidente da autarquia, Luiz Fernando Duarte.

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo