Transitando de bicicleta

por admin
0 visualizações

A bicicleta é um meio de transporte de custo-benefício atrativo, por usar tração humana para sua locomoção, em vez de combustível. Nas cidades acreanas, especialmente no interior, elas podem ser vistas em grande número, circulando pelas vias públicas. Porém, ao mesmo tempo em que é um veículo econômico, também merece cuidados redobrados no que diz respeito à segurança dos que a utilizam.

Por esse motivo, o governo do Estado, através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), tem desenvolvido ações de cunho educativo para tornar o trânsito de ciclistas ainda mais seguro. A mais recente são adesivos que refletem as luzes de faróis à noite, elaborados pela gerência de educação de trânsito da autarquia, que são colocados nas partes dianteiras e traseiras das bicicletas, durante as abordagens nas blitzen educativas.

“Nós entendemos o quanto as bicicletas fazem parte do dia-a-dia de muitos dos nossos acreanos, e os adesivos vão trazer muitos benefícios. Por serem refletivos, os condutores conseguem ter maior visibilidade dos ciclistas no período noturno. É uma iniciativa simples, mas que faz a diferença”, afirma a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho.

Segundo a gerente de educação de trânsito do Detran, Geny Polanco, esse material específico para ciclistas tem sido utilizado em vários bairros de Rio Branco, em especial onde é perceptível um fluxo maior de bicicletas. “Já enviamos uma boa parte desse material para Cruzeiro do Sul e esperamos que em breve possamos também trabalhá-lo em outros municípios do Estado”, completa.

O carpinteiro Jerônimo Alves, 49, utiliza a bicicleta todos os dias para ir ao trabalho. Ele conta que por várias vezes, durante a noite, quase foi atropelado na volta para casa. “Com esses adesivos, eles [condutores] não vão ter mais desculpa para dizer que não estão vendo a bicicleta”, analisou.

Cadeirinhas para bicicleta

Cerca de 200 cadeirinhas para bicicletas foram entregues desde a Semana Nacional de Trânsito, em setembro. Os equipamentos foram doados pela Seguradora Líder, responsável pelo seguro por Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) e a Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg).

As cadeirinhas foram entregues aos pais de alunos de seis creches de Rio Branco, nos bairros Tancredo Neves, Baixada da Sobral, Cidade Nova, Santa Cecília, Calafate e conjunto Mocinha Magalhães, visando o transporte seguro de crianças. A estimativa é de que outras 200 sejam entregues em municípios do interior.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo