Socioeducandos recebem capacitação para Educadores de Trânsito

por admin
0 visualizações

(Por Brenna Amâncio Assessoria ISE)

Iniciaram-se nesta segunda-feira, 17, as capacitações para novos Educadores de Trânsito no Centro de Apoio à Semiliberdade, ao Egresso e Família (Casef). O projeto é oriundo de um convênio entre o Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que tem o objetivo de selecionar adolescentes em conflito com a lei para atuarem nas ruas do município de Rio Branco.

Na primeira etapa, 20 socioeducandos participaram de uma palestra com a coordenadora de Educação de Trânsito do Detran, Geny Polanco. De acordo com a ministrante, notou-se a necessidade de orientar também esse público, devido o alto índice de acidentes envolvendo jovens sem carteira de habilitação. Dessa forma, é provável que eles se tornem multiplicadores dos assuntos discutidos em sala.

“Estamos dizendo para eles quais os argumentos vão usar para convencer o motociclista abordado, incentivando-os a mudar o seu comportamento e postura no trânsito. Simultaneamente, eles estão fazendo curso de Mecânica e este aqui. Além disso, antes de atuarem no ramo, irão passar por uma simulação, acompanhados pela nossa equipe. No final, a bolsa irá auxiliar na renda de cada um e incentivá-los”.

Ainda de acordo com Geny Polanco, um levantamento realizado pelo Detran aponta que em 2013, 67% das vítimas em acidentes de trânsito são motociclistas. Com o objetivo de reduzir esse número, o governo do Estado irá lançar a campanha “Sua vida pode ser segura sobre duas rodas”. Por isso a necessidade de capacitar mais agentes de trânsito para este período.

Uma realidade para o socioeducando Fábio (nome fictício). Ele conta que a sua primeira passagem pelas medidas socioeducativas foi por causa do desrespeito às regras de trânsito. “Eu era muito jovem e curioso. Certo dia precisava fazer umas compras e vi a chave da moto dos meus pais ali de bobeira. Peguei escondido e fui dirigir, mesmo sem ter carteira”, relembra.

Segundo a coordenadora técnica do Casef, os socioeducandos são orientados a fazerem uma abordagem educativa aos condutores de veículos, ciclistas e pedestres da capital. “O nosso papel é nortear esses jovens quanto à importância desse trabalho, desenvolvendo potencialidades e a possibilidade de inserção no mercado de trabalho”, afirma.

O presidente do ISE salienta que este é só o início de um trabalho com fins sociais e educativos. “Hoje está sendo no Casef. Amanhã outros adolescentes em medida de internação também vão participar da capacitação. Essa não é a primeira vez que o Detran tem sido nosso parceiro. Esperamos que esses jovens agarrem a oportunidade e ajudem a transformar as ruas acreanas em local de paz”, disse.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo