Servidores do Detran recebem palestra sobre a operação Álcool Zero

por admin
0 visualizações

Com o objetivo de desmistificar o dito popular que diz que santo de casa não faz milagre, o Detran proporcionou aos seus servidores, na tarde da quinta-feira, 16, no auditório da Seaprof, palestra sobre a Operação Álcool Zero, ministrada pelo Comandante da Companhia de Trânsito (Ciatran), major Márcio. No Brasil, a ingestão de bebidas alcoólicas é responsável por cerca de 60% dos acidentes de trânsito e aparece em 70% dos laudos cadavéricos das mortes violentas.

Acidentes de trânsito são o segundo maior problema de saúde pública do país, perdendo somente para a desnutrição. Os custos do governo federal com acidentados no trânsito chegam a R$ 28 bilhões por ano – gastos em hospitais, seguro de saúde e automóvel, mobilização de policiamento e ambulância e pagamento de profissionais.

Com base nesses dados, a diretoria do Detran quer que os servidores do órgão sejam divulgadores do trabalho de combate à mistura de álcool e direção e possam se engajar. “A ideia é de que, depois dessa palestra, algumas pessoas se interessem em participar da campanha como voluntários e nos ajudem a massificar a realidade do uso de bebida misturada à direção de veículos”, disse a gerente de Educação de Trânsito, Geny Polanco.

A operação Álcool Zero, que completará um ano de criação em março, possui três focos: fiscalização, educação e sensibilização. “Se não houver sensibilização de nada adianta”, explicou o palestrante. “E a idéia é envolver os servidores, que, aliás, já possuem amplo conhecimento sobre a legislação de trânsito. Agora queremos também servir de modelo nesse trabalho de segurança pública no trânsito. Até porque, se não dermos o exemplo, não iremos convencer”, finalizou.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo