Semana Nacional de Trânsito começa no Acre com blitz educativa e assinatura de convênio

por admin
0 visualizações

(Por Golby Pullig – Assessoria Sesacre)

Motociclistas estão no foco do governo do Estado pela Semana Nacional de Trânsito, que inicia nesta terça-feira, 18, com o tema “Década mundial de ações para a segurança no trânsito – 2011/2020. Não exceda a velocidade, preserve a vida”. Uma blitz educativa pretende abordar esses condutores na região do bairro Sobral, a partir das 8 horas do primeiro dia das ações conjuntas entre Secretaria de Estado de Saúde e Detran. A intenção é alertá-los sobre a gravidade das estatísticas que os colocam entre a categoria que mais sofre violência no trânsito em número de mortes e traumas.

Apesar da redução do número de acidentes em todo o Estado em 2011, os motociclistas vítimas de acidentes superaram os do ano anterior. Foram 539 envolvidos em acidentes contra 524 em 2010. O valor dos gastos com internação é bastante expressivo se comparado com os gastos efetuados com pedestres, ciclistas ou condutores de automóveis. No ano passado este custo chegou a R$ 701.441reais.

O objetivo da campanha realizada durante a Semana Nacional de Trânsito no Acre visa à redução de mortes e lesões provocadas pelo trânsito, associadas aos fatores de risco álcool e direção e velocidade excessiva ou inadequada. O número de casos de óbitos por causa externa de acordo com o Sistema de Informação da Mortalidade/SIM no ano de 2010 foram 449 mortes no Estado do Acre e em 2011 foram 484 mortes, observou um aumento de 7,23% do ano anterior.

Dos acidentes por transporte, o município de maior número de ocorrência tanto em 2010 como em 2011 é Rio Branco apesar de uma redução de 12,5% no número de óbitos, segundo o sistema de mortalidade-SIM. “Estamos desenvolvendo ações em parceria com o Detran, além da formação de comitê interssetorial na implantação do Projeto Vida no Trânsito”, explica Disneide Lopes, responsável técnica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Estado.

Ela informa que a maioria dos acidentes de trânsito com vítimas fatais entre os anos de 2010/2011 atingiu a faixa etária entre 20 a 39 anos, com grande impacto social, econômico e de qualidade de vida das famílias destes jovens e adultos.

Semana de trânsito – Nesta terça-feira, às 9 horas, o Detran assina convênio com Secretaria de Educação do Estado referente à resolução 265/07 que trata sobre a implantação de disciplina teórica/técnica sobre trânsito aos alunos do Ensino Médio da rede pública. Os motociclistas também serão alvo de abordagem das equipes de educação de trânsito no Senadinho, centro de Rio Branco, a partir das 14 horas.

Às 18 horas, um abraço simbólico ao Palácio do Governo e iluminação com luzes amarelas fazem alusão à Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito. Alunos do Colégio Barão do Rio Branco (CEBRB) assistem à noite, palestra sobre o Programa Álcool Zero. No dia 21 de setembro, a partir de 8 horas no Teatro Plácido de Castro, será realizado o I Fórum de Educação para o Trânsito do Acre, evento que terá assinatura de decreto entre Detran e secretarias municipal e estadual de Saúde para instituir a Comissão Estadual do Projeto Vida no Trânsito.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo