Semana Nacional de Trânsito 2011

por admin
3 visualizações

A comemoração da Semana Nacional de Trânsito ocorre anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro e tem como objetivo colocar em evidência um dos grandes problemas sociais do Brasil: os acidentes de trânsito.

Nesse contexto, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) elegeu para 2011 o tema “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”, que tem como finalidade a redução, em dez anos, de 50% dos acidentes em todo o mundo.

Em Rio Branco, a abertura simbólica foi realizada na manhã desta segunda-feira, 19, no Cine Teatro Recreio, com 300 alunos das escolas Maria Angélica e Madre Hildebranda da Prá, ambas localizadas no Segundo Distrito da capital e com alunos do primeiro ao quinto ano.

Na ocasião foram exibidos quatro episódios da série Pela Estrada Afora, idealizada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e pelo Ministério das Cidades. Os filmes misturam ficção e realidade e mostram às crianças que trânsito é coisa séria.

Para a diretora da escola Maria Angélica, professora Maria Raimunda da Cunha Rocha, essa é uma maneira de agilizar o aprendizado das crianças sobre o tema trânsito. “São textos conhecidos, obras de grande relevância para as elas, como, por exemplo, Chapeuzinho Vermelho. Isso faz com que realmente chame a atenção para o trânsito, além de apresentar uma metodologia moderna.”

A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, explicou que os filmes exemplificam como as crianças devem se portar nas vias.

Gabriely Martins, aluna do segundo ano da escola Maria Angélica, após assistir aos filmes exibidos, disse ter aprendido muitas coisas, entre elas, que não deve estar montada na bicicleta ao utilizar a faixa de travessia. “É preciso descer e empurrar”, disse.

“Queremos criar a cultura de respeito ao trânsito”, completou a juíza de Direito Titular do Primeiro Juizado Especial Cívil da Comarca de Rio Branco, Lilian Deise Braga Paiva.

A semana Nacional do Trânsito terá o lançamento oficial da campanha “Faixa de Pedestre”, na quarta-feira, às 9 horas, no auditório da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), e segue até domingo, com a apresentação de uma peça teatral às 18 horas, na Praça Plácido de Castro, como encerramento.

Também participaram do evento o diretor administrativo e financeiro do Detran, Gabriel Maia, o diretor de operações do Detran, major Teles, o coordenador do Juizado de Trânsito, Afonso Evangelista, o comandante da Primeira Regional, tenente Brito, e a gerente de educação de trânsito da RBTrans, Andréia Oliveira.

Confira a programação da Semana Nacional de Trânsito 2011:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo