Saiba quais multas podem ser transformadas em advertência

por admin
2 visualizações

Ana Flávia Soares 

Você sabia que é possível converter multas em advertência? Sim, é possível, porém, apenas em casos de infrações leves e médias. Penalidades graves não podem ser convertidas.

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) atua constantemente na educação trânsito e presa pela conscientização, por isso algumas infrações podem se tornar advertência, para educar e garantir que  o motorista  se conscientize e não seja imprudente nas vias novamente.

Ao transformar multa em advertência, o condutor não perde pontos na CNH (Foto: Ana Flávia Soares/Detran)

Para ter sucesso na conversão de multa, é preciso estar dentro dos requisitos estabelecidos pelo artigo 267 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB). A penalidade poderá ser imposta em advertência caso o infrator não seja reincidente na mesma infração, nos últimos doze meses. É possível converter até duas multas de natureza leve ou média por ano.

Ao realizar a conversão, o motorista deixa de pagar o valor da infração e não perde pontos na carteira. Essa é uma nova oportunidade para que o condutor repense suas atitudes no trânsito.

É importante observar que o prazo para realizar o procedimento é o mesmo da defesa prévia, de acordo com a notificação da autuação. A Carteira Nacional Habilitação (CNH) tem que que estar válida e a infração não pode ter sido cometida em veículo de categoria diferente da registrada na habilitação.

“Para realizar o procedimento, é necessário preencher formulário do Detran, anexar a cópia da CNH, ir até a sede do órgão e o serviço será executado. O formulário, que deve ser preenchido com a assinatura semelhante à da CNH, está disponível no site”, explica a gerente de multas do Detran, Heretuza Pêssoa.

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo