Saiba como recorrer de infrações de trânsito

por admin
6 visualizações

Fhaidy Acosta

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/Acre) explica o passo a passo sobre o procedimento de recursos de infrações em primeira instância. Destacando que só é possível recorrer quando a infração está dentro do prazo estabelecido para recurso.

O condutor tem o prazo de 15 dias após receber a notificação de autuação para entrar com o recurso de infração na Junta Administrativa de Defesa e Autuações (JADA). O serviço é gratuito e possui guichê especifico para o atendimento que é realizado no Detran Sede localizado na Av. Ceará, número 3059, Jardim Nazle – Rio Branco/AC, das 7h30 às 16 horas.

Condutor tem prazo de 15 dias após receber a notificação de autuação para entrar com o recurso de infração (Foto:Flávia Sorares/Detran)

A defesa da autuação ou defesa prévia trata da indicação de erros ou inconsistências verificados na notificação de autuação e visa o arquivamento do processo antes que seja aplicada uma penalidade.

Para entrar com o recurso é preciso trazer cópia do documento do veículo, cópia e original da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e requerimento que pode ser impresso no site do departamento ou retirado no atendimento de habilitação e multas.

Após a entrada do recurso o processo entra em efeito suspensivo automaticamente, ou seja, o proprietário poderá realizar todos os serviços disponibilizados pelo órgão como, renovação da CNH, emissão de documento veicular e outros.

Caso o recurso seja indeferido, o proprietário será informado por meio da notificação de penalidade em sua residência, e ele terá o prazo de 30 dias para recorrer em segunda instancia na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), na sede do departamento e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do interior.

Caso o proprietário decida pagar a multa dentro do prazo de notificação, ele terá o direito a 40% de desconto no valor dos débitos pelo aplicativo do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Com a entrada do recurso o proprietário perde esse desconto, caso seu processo seja indeferido.

Link para pagamento de multas não vencidas com 40% de desconto: https://servicos.serpro.gov.br/sne/cidadao.html.

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo