Resolução reforça requalificação para instrutores e examinadores

por admin
3 visualizações

Em busca pela melhoria da qualidade do processo de formação dos condutores, a Resolução 321 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada nesta semana, torna obrigatório o exame de avaliação de instrutores e examinadores para o exercício da função em todo o território nacional.

Conforme tal medida, os exames serão promovidos e coordenados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a cada três anos. O Denatran ainda definirá a data de aplicação dos exames que serão realizados por meio de prova eletrônica, que conterá questões objetivas de múltipla escolha.

De acordo com o corregedor do Detran/AC, Fábio Ferreira, é de competência das Controladorias Regionais de Trânsito certificar e auditar os Centros de Formação de Condutores- CFCs, bem como capacitar os examinadores e os instrutores mediante cursos específicos. Esta função é atualmente exercida pela Gerência de Controle de Credenciados do Detran/AC.

“Após a parceria com o Sest/Senat em 2003, com a intensificação dos cursos de instrutores e examinadores, o Detran buscou melhorar a qualificação dos profissionais. Anteriormente, o aperfeiçoamento era previsto para ser realizado a cada cinco anos conforme interpretação da Resolução 168 do Contran”, explicou o corregedor.

O Denatran disponibilizará aos Detrans, sistema informatizado, com bancos de questões atualizados para que os exames sejam gerados aleatoriamente e aplicados aos instrutores e examinadores de todo o país.

O profissional que não realizar o exame ou não atingir nota igual ou superior a 70, ficará suspenso até apresentar ao Detran certificado de participação no curso de requalificação. A carga horária do curso é de 16 horas, sendo 12 horas de Legislação de Trânsito e 4 horas de Didática do Ensino.

“Essa medida é uma segurança para o órgão, assim podemos fiscalizar melhor a qualificação desses profissionais”, enfatizou a procuradora jurídica do Detran/AC, Sawana Carvalho.

Para participar do exame obrigatório os profissionais deverão preencher formulário de inscrição eletrônica, disponibilizado com antecedência de 60 dias da data do exame, no site www.denatran.gov.br. Neste mesmo endereço, será divulgado a data e o resultado dos exames.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo