Proprietários poderão informar a venda de veículos pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito

237 visualizações

Daigleíne Cavalcante

A partir desta quinta-feira, 24, já será possível concretizar a compra e venda por meio do aplicativo (APP) Carteira Digital de Trânsito (CDT), de forma mais rápida e prática, sem a necessidade de reconhecer firma ou realizar contrato em papel, apenas pelo aplicativo e com a assinatura digital do sistema gov.br.

A opção Venda Digital é um novo serviço oferecido no aplicativo Carteira Digital de Trânsito para a realização da transação de compra e venda do bem entre pessoas físicas, proprietários ou futuros proprietários de veículos, de forma virtual.

A nova funcionalidade permite a assinatura digital da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e) pelo vendedor e comprador e possibilita a comunicação automática da venda por meio do aplicativo CDT, após a autorização do Detran.

Vale salientar que a tecnologia está disponível apenas para veículos com documentação emitida a partir de 4 de janeiro de 2021, data em que o antigo Documento Único de Transferência (DUT) foi substituído pela versão digital, a ATPV-e. Além disso, o vendedor e o comprador devem ter conta ouro ou prata no gov.br.

“Estamos trabalhando para facilitar o acesso aos nossos serviços por meio da tecnologia e essa ferramenta é um exemplo disso. A solicitação e autorização para transferência de veículos vai diretamente para o sistema do governo federal. Depois, basta levar o veículo para a vistoria e efetivar a transferência”, enfatiza a presidente do Detran/AC, Taynara Martins.

O Venda Digital é uma solução inovadora do governo federal,  desenvolvido por meio de parceria entre a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Ministério da Infraestrutura (Minfra), Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Detrans.

Card Divulgação Detran/AC (Raylson Lima)

O que é a Carteira Digital de Trânsito?

A CDT é um documento oficial para motoristas e veículos. No mesmo aplicativo, há a versão digital da (CNH), e também do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Com a integração de plataformas como o SNE, a CDT se torna mais essencial.

Como baixar

O aplicativo da Carteira Nacional de Trânsito é gratuito e está disponível nas plataformas Android e iOS. O app só utiliza internet na primeira vez em que gera o documento. Depois disso, as versões digitais da CNH e do CRLV ficam disponíveis mesmo sem conexão de rede.

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo