Proprietários de casas noturnas apoiam a Operação Álcool Zero

por admin
0 visualizações

Alguns proprietários de casas noturnas de Rio Branco estão se solidarizando com a campanha Álcool Zero e já se juntaram ao Detran e Ciatran no combate da junção bebida e direção. Boates da capital distribuem a seus clientes materiais educativos, adesivos e pulseirinhas com a logo da operação.

A diretora geral do Detran, Sawana Carvalho, explica que a operação Álcool Zero é uma política de segurança do Governo do Estado que tem o objetivo de salvar vidas no trânsito através do combate a alcoolemia. No entanto, ela frisa que isso não quer dizer que todos estão proibidos de beber e privados de diversão. “Ao contrário, quem quiser beber, pode beber, apenas pedimos que ao fazer isso, não tome posse da direção de algum veículo”.

Como opção de beber e dirigir o cidadão tem táxi, moto-táxi e também o amigo da vez, ou seja, aquele que não bebe para dirigir para os amigos que estão consumindo álcool. Atitude como essa já é praticada pela jovem Emanuela Aluem. “No nosso grupo de amigos, sempre tem aquele que tira uma noite para não beber e poder dirigir com segurança. Dessa forma, até nossos pais ficam mais tranquilos quando saímos de casa “, relata.

O proprietário de um bar e lanchonete localizado nas proximidades da gameleira, Flávio de Souza, conta que teve a iniciativa de fazer uma promoção chamada “Amigo da Rodada”, onde incentiva dentro de grupos de clientes que um condutor não beba para poder dirigir para os demais. “Oferecemos ao amigo da vez um sanduiche gratuito. Assim, ele não fica só olhando os amigos que estão bebendo”, detalhou Flávio.

Perguntado sobre o que o levou a ter essa iniciativa ele explicou que as pessoas já estão tomando consciência da problemática do álcool e direção. “Então para não perder ou ter minha clientela diminuída, optei por aderir à campanha de uma maneira que eu consegui manter o consumo de bebida, mas de forma consciente. O pessoal da educação de trânsito do Detran sempre passa por aqui, deixam seus materiais e conversam com os clientes, as vezes eu mesmo chamo. E o que me deixa satisfeito é ver que os índices de acidentes estão diminuindo e que faço parte dos que contribuem para isso”, conclui o proprietário.

Em uma boate de Rio Branco, além de todo o material educativo que é distribuído, os proprietários também disponibilizam no telão vídeos referentes a operação Álcool Zero. “Com isso estamos dando maior visibilidade ao combate da alcoolemia, pois todos que saem para se divertir estão sendo lembrados constantemente de que podem beber, mas que não devem dirigir depois”, afirma Sawana Carvalho.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo