Processo de primeira habilitação vencido pode ser reaproveitado

por admin
0 visualizações

Daigleíne Cavalcante

Em 2016 a estudante Ana Flávia Soares, deu início ao seu processo de habilitação. Após concluir as aulas teóricas e ser aprovada no teste, iniciou a fase de aprendizado prático. Porém, ao se deparar com a prova de direção a estudante, não obteve sucesso.

“Repeti o teste cinco vezes, sempre ficava muito nervosa e acabava esquecendo algum detalhe, por isso reprovava. Acabei deixando passar um tempo e quando fui retomar já tinha vencido, fiquei bastante apreensiva porque achei que teria que pagar todo o valor novamente”, explica Soares.

A estudante decidiu ir ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) buscar informações sobre como proceder para seguir seu processo de habilitação e foi lá que descobriu que poderia reaproveitar tanto os valores que já tinha pagado, como a carga horária das aulas teóricas e práticas.

“Apenas se o candidato concluir 100% das aulas, tanto teóricas como práticas, é que elas podem ser reaproveitadas. Caso contrario, ele deve fazer as aulas novamente e para isso terá que pagar o valor de acordo com o Centro de Formação de Condutores (CFC) que ele iniciou o processo”, explica Moisés Reis, gerente de atendimento do Detran.

Ana Flávia precisou pagar apenas R$ 300 reais, que é a taxa cobrada pela autoescola para que no dia do exame prático o candidato utilize o veículo e seja acompanhado pelo instrutor, entre outras despesas.  Esse valor varia de acordo com o Centro de Formação de Condutores.

“Achei ótimo, porque inicialmente imaginei que pagaria novamente os mil e trezentos reais que havia pago no início”, enfatiza a estudante.

“Se ele iniciou em janeiro de 2016 e não concluiu até janeiro de 2017, ele só pode realizar esse reaproveitamento até janeiro de 2018, se passar desse período acaba perdendo a oportunidade”, explica Moisés Reis.

Para reaproveitar o processo de primeira habilitação, o candidato deve solicitar o serviço por meio do CFC ou no Detran Sede, localizado na Av. Ceará, 3.059, Jardim Nazle. O usuário pode também procurar a OCA para realizar a solicitação.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo