Processo de municipalização do trânsito em Cruzeiro do Sul é concluído

por admin
0 visualizações

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) publicou no Diário Oficial da União (DOU), portaria nº. 260, de 4 de dezembro, que inclui o município de Cruzeiro do Sul no Sistema Nacional de Trânsito (SNT), finalizando o processo de municipalização dos serviços na cidade.

A municipalização só foi possível graças a parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) e a Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Foram dois anos de trabalho com a realização de estudos, alterações de leis, e a criação da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SEMTRANS).

“Agora, a Prefeitura, por meio da SEMTRANS, poderá atuar nas áreas de engenharia, educação, estatísticas e fiscalização de trânsito, assumindo a responsabilidade do trânsito e contribuindo com o Detran/AC e Polícia Militar para a diminuição do número de acidentes”, ressalta o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro.

Os órgãos ligados ao trânsito se uniram para a efetivação do projeto (Foto: Andréia Nobre/Detran)

O diretor-geral do Detran/AC, Pedro Longo afirma que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que os municípios assumam também a responsabilidade do trânsito a fim de garantir mais segurança nas vias. “A municipalização do trânsito de Cruzeiro do Sul representa um avanço para o Acre como também para os moradores da acidade”, afirma Longo.

Cruzeiro do Sul é o segundo município acreano a ter o trânsito municipalizado, atualmente Rio Branco, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) também tem autonomia para atuar no trânsito. A próxima cidade do Acre a ter o trânsito municipalizado será Sena Madureira.

Autor:Andréia Nobre

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo