População de Brasileia recebe visita de educadores do Detran

por admin
0 visualizações

Por: Igor Martins

A equipe de educação de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) chega a Brasileia e deve permanecer no município até o próximo sábado, 12, para realizar ações preventivas com foco no autocuidado e na redução de acidentes, como palestras em escolas, adesivagem de bicicletas e abordagem a pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores de automóveis.

As atividades se iniciaram nesta segunda-feira, 8, com palestras na escola de ensino fundamental Getúlio Vargas. O órgão de trânsito conseguiu atingir 576 crianças, com faixa etária entre cinco e dez anos, dividas em 17 turmas, nos turnos da manhã e tarde, com noções de como portar-se ao transitar nas vias públicas, sejam como pedestres ou passageiros nos veículos de seus pais ou responsáveis. Na oportunidade, também foi apresentado o projeto Educador Voluntário na Escola à direção do colégio.

Para a gestora da instituição de ensino, Maria das Dores Holanda, a ação dos educadores do Detran é muito importante, porque traz o tema do trânsito de forma lúdica. “É melhor chamar a atenção das crianças desse jeito. Acho que eles aprendem muito mais. E quando eles aprendem assim, põem tudo em prática no dia a dia muito mais facilmente”, afirma.

Paralelamente, outra equipe de educadores esteve na ponte que liga os municípios de Epitaciolândia e Brasileia, onde realizaram trabalho de abordagem a pedestres, ciclistas e motoristas, além da adesivagem de bicicletas com tarjetas refletivas. “A adesivagem com material refletivo é uma medida idealizada tendo em vista a realidade de Brasileia, onde a bicicleta é um meio de transporte muito utilizado. Isso faz com que os ciclistas possam ter maior visibilidade, principalmente à noite”, explica a coordenadora de educação de trânsito do Detran, Geny Polanco.

Geny Polanco explica ainda que todas essas ações que estão sendo desenvolvidas no município fazem parte do plano de ação do Departamento de Trânsito no ano de 2013. “Para essa atividade, trouxemos mais de 20 mil unidades de material educativo, entre folders, adesivos, tarjetas, blocos de minimultas e outros. O governo do Estado não mede esforço para levar a educação de trânsito a todos os municípios e, consequentemente, preservar vidas.”

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo