População aponta soluções para o trânsito de Rio Branco

por admin
0 visualizações

(Por Jannice Dantas)

Pesquisa realizada em março deste ano pelo Instituto Data Control aponta quais ações e atitudes são relevantes para a melhoria do trânsito em Rio Branco. Segundo o riobranquense, a educação no trânsito e a obediência às leis são prioridades, seguidas da fiscalização e da engenharia.

Com essa pesquisa, o Detran busca soluções em conjunto com a população. “Queremos envolver o cidadão, afinal, ele é quem faz o trânsito do nosso dia-a-dia”, frisou a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho.

Para 26,7% dos entrevistados, o fator mais importante é a obediência à sinalização. Em seguida, com 24,6%, dirigir sob o efeito de bebida alcoólica. Quase empatados estão as campanhas educativas, com 12,9%, e a fiscalização realizada através das blitze, que aparece com 12,8%.

A diretora do Detran explica ainda que ações para a melhoria do trânsito também dependem dos próprios condutores. Ações simples, como a carona solidária ou a carona empresarial, podem ajudar muito. “Dê carona para vizinhos ou parentes que se dirigem para o mesmo local. É comum pessoas da mesma residência, principalmente acadêmicos das universidades, utilizarem carros distintos para irem para a mesma faculdade. Isso, além de impactar nas vias públicas, também dificulta na hora de encontrar um estacionamento”, disse.

Na pesquisa, 51,3% apontam atitudes que dependem do próprio condutor para que se tenha um trânsito mais seguro. Para Carvalho, isso demonstra que as atividades de conscientização realizadas pela gerência de educação do órgão estão surtindo efeito.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo