Permissão Internacional para Dirigir tem novo formato

por admin
6 visualizações

 

 Tassiane Pontes 
 

Permissão exibe brasão em destaque e dados em três idiomas (Foto: Jamilla Figueiredo/Detran)

Desde o primeiro dia deste mês, a Permissão Internacional para Dirigir (PID) ganhou novo formato. As alterações foram realizadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), por meio da portaria 066, de abril de 2018.

A capa traz o brasão oficial do Brasil em destaque e o nome do documento reproduzido em português, inglês e espanhol. Já as páginas internas são traduzidas em sete línguas e a parte que identifica as categorias de veículos para as quais o motorista é habilitado ganhou ilustrações.

De acordo com diretora de operações do Detran/AC, Alana Albuquerque, o prazo de validade também foi modificado, agora o documento é válido por três anos ou até o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista.

“Por exemplo, ao retirar a PID, caso o condutor tenha apenas mais um ano de validade de sua habilitação, a PID vencerá no prazo de um ano, junto com a habilitação. O ideal é que, ao renovar a CNH, o condutor renove também a permissão”, explica Alana.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) já está adequado e desde o início do mês o cidadão que requerer a expedição da PID vai recebê-la em novo formato.

“Esse documento internacional é muito importante, pois facilita a verificação de informações do condutor em uma fiscalização no exterior, por exemplo”, reforça a diretora de operações.

Para solicitar o serviço, basta comparecer à sede do Detran, na Avenida Ceará, 3.059, Jardim Nazle, ou na OCA, munido de cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Após o pagamento da taxa de R$ 125,23, a PID estará disponível em até cinco dias úteis.

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo