Órgãos discutem parceria para a realização de capacitação para motofretistas e mototaxistas #2

por admin
0 visualizações

(Por Fátima Bandeira – Foto: Jannice Dantas)

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) e o Sindicato dos Mototaxistas (Sindmoto) estiveram reunidos na quarta-feira, 29, com o objetivo de reforçar parceria para realização do curso de capacitação para motofretistas e mototaxistas.

Em agosto desse ano, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu, por meio da resolução n 410, prorrogar o prazo para que os profissionais que utilizam motocicletas como meio de trabalho realizassem o curso de capacitação técnica. A partir do dia 2 de fevereiro, o curso será obrigatório para fins de fiscalização.

Na mesma resolução ficou decidido que o curso, que antes só podia ser oferecido pelos Detrans e pelo Sest/Senat, também pode ser promovido pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs). Além disso, também é permitida a modalidade semipresencial.

Segundo o presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Pedro Mourão, é importante que todo o profissional que trabalha com moto tenha o curso de capacitação. “Foi expedida a resolução n 350 exigindo a obrigatoriedade do curso, só que muitos mototaxistas não conseguiram se adequar ao prazo [4 de agosto desse ano]. É importante porque é uma qualificação dos profissionais para que eles prestem um serviço melhor e diferenciado”.

A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, acrescenta que os mototaxistas e os motofretistas possuem uma dupla responsabilidade pela segurança no trânsito. “O motociclista já tem por obrigação ser um condutor defensivo de moto, e, como mototaxista, essa responsabilidade é maior, pois ele representa toda uma categoria. O curso existe para também lembrar ao condutor de moto sobre o cuidado nas vias e promover a segurança tanto dos profissionais, como dos passageiros”, enfatiza.

Os motofretistas e mototaxistas podem procurar o Sest/Senat para realizar a capacitação.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo