Operação Álcool Zero não registra óbitos no trânsito durante o carnaval

por admin
1 visualizações

(Por Fátima Bandeira)

O carnaval de 2012, realizado pelo governo do Estado, no período de 17 a 21 de fevereiro na Av. Amadeo Barbosa, finalizou suas atividades de maneira positiva com relação ao trânsito. Não foi registrado nenhum óbito em acidentes nas vias públicas de circunscrição estadual. A informação é da Companhia de Trânsito (Ciatran), que atuou na Operação Álcool Zero durante a quina carnavalesca, juntamente com o Detran e a RBTrans.

A gerente de educação de trânsito do Detran, Geny Polanco, acredita que esse resultado foi obtido graças à junção das atividades educativas com a fiscalização. “Mais de 3000 pessoas foram abordadas pelas equipes de educação de trânsito do Detran durante os cinco dias de festa. Contamos com 38 pessoas, divididas em quatro grupos. Além de conversar com os foliões, houve a distribuição de pulseiras, leques e adesivos da Álcool Zero”, informa Geny.

A família Nogueira é um dos exemplos do quanto a sociedade acreana tem aglutinado as boas práticas, evidenciadas por meio das campanhas educativas desenvolvidas pelo Detran. Para colaborar com a Operação Álcool Zero, o pai afirma ter optado por deixar o carro em casa e ir com todos de táxi para aproveitar melhor o carnaval, já que havia decidido beber. “A gente vai [de táxi]. Tudo pra voltar pra casa com segurança”, diz o chefe da família.

De acordo com o coordenador do Comando Integrado de Fiscalização de Trânsito (Ciftran), Sharles Nascimento, a operação desenvolvida no carnaval integrou também o trabalho realizado na enchente do rio Acre. “Aproximadamente 14 agentes de trânsito trabalharam 24 horas por dia, fazendo interdições em razão das alagações e, a partir das 18 horas, estiveram envolvidos em ações de segurança no carnaval. Houve patrulhas para evitar a retenção do trânsito e abordar os motoristas com sinais de embriaguez”, completa.

Ainda com relação aos dados concedidos pela Ciatran, 1063 veículos foram abordados durante as operações Álcool Zero nas cinco noites de festa. Além disso, 950 testes de bafômetros foram realizados e 130 autuações foram lavradas pela infração ao artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, dirigir sob a influência de álcool. Também foram apreendidos cerca de 90 veículos, todos encaminhados ao pátio do Detran.

A Operação Álcool Zero foi criada ano passado com o objetivo de evitar a condução de veículos por condutores sob efeito de álcool. As ações são sempre desenvolvidas em pontos estratégicos da cidade de Rio Branco e são intensificadas em períodos festivos do ano, momentos propícios para um maior consumo de álcool. Por seus resultados obtidos em 2011, tornou-se referência a estados vizinhos, como Rondônia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo