Onda Verde auxilia na fluidez do trânsito

por admin
18 visualizações

Quando uma pessoa passa por um semáforo, seja para veículos ou pedestres, sequer imagina que para estar naquele local foram realizados diversos estudos. O volume de carros e pedestres que passam por hora no local é contabilizado. A informação serve para determinar a quantidade de tempo estabelecida em cada ponto para dar passagem a quem necessita utilizar as vias públicas sem atrapalhar na fluidez do trânsito.

Além da contagem progressiva de carros e pessoas, também é levado em consideração o que determinam as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “Todos os serviços realizados pela engenharia de trânsito são com base em estudos e análises que ampliam as possibilidades de agilizar o tráfego e salvaguardar vidas”, explica a engenheira de trânsito Samara Ricarte.

Uma das ações realizadas pelo setor para agilizar o trânsito é chamado de “Onda Verde”. Consiste na sincronização dos semáforos, ou seja, a abertura em sequência. O objetivo é facilitar o tráfego, permitindo que os condutores realizem percursos mais rápidos, evitando os congestionamentos ocasionados em razão do aumento acelerado da frota.

A diretora do Detran, Sawana Carvalho, ressalta que o projeto foi idealizado por técnicos da autarquia e colocado em prática no ano de 2010. “A implantação foi iniciada na Avenida Ceará e hoje já compreende um total de cinco locais, nas ruas e avenidas de Rio Branco”, acrescenta Sawana.

“É importante destacar que, para que o condutor se beneficie com a Onda Verde em sua totalidade, é necessário que ele mantenha a velocidade regulamentada na via, caso contrário, não conseguirá fazer o percurso com todos os sinais abertos, ou seja, liberados para passagem de veículos”, aconselha Samara Ricarte.

Veja onde funciona a Onda a Verde

Rua Floriano Peixoto

Sentido bairro/centro e centro/bairro

24 horas por dia

Avenida Getúlio Vargas

Sentido bairro/centro

24 horas em funcionamento

Rua Marechal Deodoro

Sentido bairro/centro

24 horas por dia

Avenida Ceará

Sentido centro/bairro

24 horas por dia

* Já no percurso compreendido entre o Supermercado Gonçalves e o Hotel João Paulo, a Onda Verde funciona pela manhã, no sentido bairro/centro, e pela tarde, no sentido centro/bairro.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo