Nova CNH começa a ser emitida a partir desta quarta-feira

674 visualizações

 Daigleíne Cavalcante  

A partir desta quarta-feira, 1º, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passa a ser emitida em novo formato. As mudanças foram regulamentadas pelo Conselho Nacional de Trânsito em dezembro de 2021.

A nova CNH possui elementos gráficos para dificultar a falsificação e fraudes, além da nova cor, com tons de verde, amarelo e dourado.

A nova versão da carteira de motorista traz ainda uma tabela para identificar os tipos de veículos que o condutor está apto a conduzir, bem como informações sobre o exercício de atividade remunerada do motorista e possíveis restrições médicas.

Outra mudança é que o novo modelo apresenta um código internacional utilizado nos passaportes, que permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros, além de ter informações impressas em português, inglês e francês, para facilitar o uso em outros países.

Imagem: Divulgação Senatran

Outra novidade é que, a partir de agora, o motorista poderá escolher o nome exibido na CNH, assim como utilizar o nome dos pais reconhecidos judicialmente, ainda que não sejam genitores biológicos. Com o nome social, travestis e pessoas transexuais poderão escolher como querem ser identificadas, desde que apresentem o documento de identidade com os nomes social e civil quando forem emitir a nova CNH.

“Já estamos emitindo o novo modelo de CNH, mas vale lembrar que não há necessidade de troca imediata para o novo padrão. A substituição ocorrerá à medida que os motoristas forem renovando ou emitindo a segunda via”, afirma a presidente do Detran/AC, Taynara Martins.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo