No Acre mais de 30 mil condutores precisam renovar a CNH

por Iza Bruna Santiago
584 visualizações

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) alerta os condutores com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida de que seguir dirigindo após o vencimento do documento é infração de trânsito gravíssima. Segundo a legislação, o período para circular com a habilitação fora do prazo de validade é de até 30 dias.

Para renovar a CNH, o condutor pode procurar os postos do Detran na capital e no interior. Foto: Iza Bruna/Detran

Por conta do longo tempo de validade, muitas vezes os condutores esquecem de conferir o documento e seguem dirigindo mesmo após o vencimento, o que pode resultar em multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH, por isso é tão importante que o condutor fique atento aos prazos e à validade.

Para renovar a CNH, o condutor pode dar início ao processo pelo próprio site do Departamento, acessando o Portal de Serviço, no canto superior direito da página, mediante realização de cadastro prévio.

“Em Rio Branco o serviço também pode ser realizado presencialmente na Unidade de Atendimento ao Público – Habilitação, localizada na Avenida Ceará, nº 3.059, Bairro Jardim Nazle. Outra opção é procurar a Organização em Centros de Atendimento (OCA). Lá o Detran funciona na Praça Amarela, das 7h às 13h30, onde o condutor pode realizar todo o procedimento sem sair do prédio”, lembrou a chefe da Divisão de Atendimento de Habilitação, Elisangela Brasil.

A nova CNH é entregue em cinco dias úteis após a entrega do processo. Foto: Iza Bruna/Detran

Nas 14 cidades do interior onde o Detran possui representação, o condutor pode procurar a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) mais próxima. Para renovar a habilitação é necessário apresentar originais e cópias do documento de identificação, atualizado e em bom estado de conservação, comprovante de endereço atualizado e a CNH vencida.

Após a realização dos exames, pagamento da taxa de renovação, coleta de dados biométricos e entrega do processo no Detran, o prazo para recebimento da nova CNH é de cinco dias úteis.

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo