Motoristas com categorias C, D e E devem realizar novos exames toxicológicos

por Detran AC
15 visualizações

Eduardo Gomes

Condutores com categorias C, D ou E cuja Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tenha vencido entre março e junho de 2021 devem realizar novos exames toxicológicos. Os prazos, prorrogados anteriormente pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), estão se encerrando de maneira gradativa e as fiscalizações se iniciaram na última quinta-feira, 1º.

O procedimento deve ser realizado por todos os motoristas que se enquadram nessas condições e não só pelos que exercem atividade remunerada. Quem não atualizar o exame toxicológico incorre na infração do artigo 165-B do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O exame toxicológico periódico poderá ser utilizado para fins de renovação da carteira até 90 dias após a data da coleta da amostra, bastando que as clínicas credenciadas lancem os resultados na base nacional de condutores habilitados.

O Denatran publicou uma tabela que enquadra todos os condutores nessa situação, conforme a validade das CNHs, e os prazos para realização dos novos exames. Confira abaixo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo