Mensagens com informações falsas voltam a circular em aplicativos de mensagem

por Detran AC
0 visualizações
Daigleíne Cavalcante 
 

 

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) volta a alertar os cidadãos sobre informações falsas, compartilhadas por meio de aplicativo de mensagens, oferecendo a retirada de multas ou venda de veículos de forma ilícita.

As mensagens, que também circulam em outros estados do país, foram identificadas em 2017 e na época o Detran apresentou denúncia à Polícia Civil para que o crime fosse apurado.

Golpe é antigo e anteriormente era enviado por e-mail; agora é repassado pelo WhatsApp (Arquivo/Ascom)

Desta vez o suposto estelionatário utiliza contato telefônico com prefixo de outro estado e se identifica como ex-gestor do departamento. Nas mensagens, ele propõe a retirada de multas ou venda de veículos apreendidos e, em seguida, envia nova postagem dizendo que havia se enganado quanto ao destinatário.

A diretora-geral do Detran, Shirley Torres, esclarece que esse golpe é antigo. Por meio dele, os estelionatários aproveitam as facilidades de acesso às pessoas por meio das ferramentas de comunicação e tentam atraí-las a acreditarem que podem resolver assuntos alusivos a seus veículos de forma mais fácil.

“Assim, o cidadão acaba sendo atraído para efetuar depósitos em contas de pessoas que são apresentadas como funcionários e quando percebe que foi enganado nada mais pode ser feito”, explica a gestora.

Vale destacar que, para que uma multa seja excluída do sistema, é preciso que diferentes servidores, de vários setores, estejam pactuando com o crime, mas o órgão já descartou essa possibilidade por meio de investigações internas, realizadas pela corregedoria, assim como pela Polícia Civil.

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo