Membros do Conselho Estadual de Trânsito são empossados

por admin
0 visualizações

A reunião de posse dos membros do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) ocorreu no final da tarde de quarta-feira, 6, na sede administrativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A cerimônia foi comandada pela diretora-geral do Detran e também presidente do conselho, Sawana Carvalho. O mandato dos conselheiros é referente ao biênio 2013-2014.

Sawana Carvalho afirmou que o conselho tem um objetivo primordial de transparecer à sociedade que todo condutor têm seus direitos, mas também deveres diante do trânsito. Ela declarou ainda que o Cetran tem a missão de auxiliar no processo de municipalização do trânsito, conforme determina o Código de Trânsito (CTB).

Na oportunidade, o secretário do Cetran, Raimundo Peres, também forneceu informações gerais em relação ao conselho, atribuições do colegiado e instruções quanto à demanda de trabalho. Em sua explanação, ele evidenciou a importância da nova gestão do Cetran. “Muitos processos tinham uma simples natureza protelatória, para reduzir a possibilidade de suspensão ou cassação do direito de dirigir. Agora, os infratores não terão como se utilizar esse artifício”, enfatizou.

Facultada a palavra aos presentes, o conselheiro Márcio Alves, também comandante da Companhia de Trânsito de Rio Branco (Ciatran), foi o primeiro a se manifestar, confirmando a importância da instituição do conselho para os profissionais de área da polícia de trânsito. “Expresso minha alegria com relação ao trabalho que os policiais e agentes poderão continuar realizando no que diz respeito às autuações, sem ver os atos infracionais paralisados pela desativação do Cetran”, declarou.

Em seguida, o membro representante da prefeitura municipal de Cruzeiro do Sul, Joel Correia de Queiroz, avaliou que estar à frente do Cetran é um exercício de cidadania. “Não vim pensando que ia ganhar alguma coisa. Muito pelo contrário. Vejo muito mais como posso contribuir para melhorar minha formação moral, já que sou professor, e ainda auxiliar no aprimoramento do trânsito do Estado”, destacou.

Durante a reunião, também foi definida a diretriz de trabalho, com a periodicidade das reuniões ordinárias, que serão realizadas quinzenalmente, às quartas-feiras, às 16 horas, na sala do Cetran, na sede de serviços de veículos do Detran.

Entre as principais atividades, o Cetran julga os recursos interpostos contra decisões da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) e também das entidades e órgãos estaduais, nos casos de inaptidão física, mental e psicológica.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo