Mais um passo dado pelo Detran na luta contra a dengue

por admin
0 visualizações

Uma palestra sobre os principais cuidados que devem ser tomados com a dengue foi ministrada hoje, 10, no auditório da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), para cerca de 200 pessoas, entre servidores e representantes das entidades credenciadas ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A atividade é fruto de parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e a Secretaria de Estado de Humanização, visando encampar uma efetiva luta contra a doença.
O diretor-geral em exercício do Detran, Gabriel Maia, iniciou sua explanação agradecendo a presença de todos e ressaltando que a dengue é uma endemia séria e quanto mais envolvimento houver por parte da sociedade, mais próximo se chegará à erradicação da doença.

“O departamento está engajado nessa causa. Inclusive, nossa gerência de serviços gerais está fazendo a sua parte para garantir que não haja presença de focos do Aedes Aegypti nas dependências dos nossos prédios”, afirmou.

De maneira lúdica, com exposição de slides e material audiovisual, a coordenadora do núcleo de educação e saúde da Sesacre, Aparecida Menezes, conduziu a palestra mostrando os cuidados necessários para a não proliferação do mosquito. “São atitudes simples, como não deixar água limpa e parada, que ajudam a salvar vidas”, evidenciou.

Em um determinado momento, os presentes foram convocados a dar as mãos e formar um círculo ao redor do auditório. A dinâmica consistiu em cada pessoa falar uma palavra que simbolizasse sua “munição” para guerrear contra a dengue. Ao final, firmaram, em coro, o compromisso de lutar contra a doença e o mosquito.

Conscientizar as pessoas para prevenir que mais mortes ocorram é, na opinião da servidora do Detran, Euzete Eloy, o caminho a ser seguido. “Os cuidados têm que começar dentro da nossa própria casa. Eu já peguei [dengue] e foi muito difícil. Por isso, eu acho que se cada um fizer a sua parte, cuidar dos seus quintais, das suas caixas d”água, manter tudo limpinho e bem tampado, todos nós vamos poder viver uma vida melhor, sem medo dessa doença”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo