Mais de 40 mil documentos de veículos estão disponíveis para baixar no site do Detran

por Detran AC
18 visualizações

 Ana Flavia Soares  

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) faz um alerta para mais de 40 mil proprietários de veículos, que já pagaram as taxas de licenciamento anual, que acessem o site do órgão para ter acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRVL-e).

Desde abril, o Detran possibilita que o CRLV, documento de porte obrigatório, seja impresso diretamente do site, em papel comum, não sendo necessário o comparecimento às dependências da autarquia.

Durante esse período, foram emitidos 61.724 documentos. Desses, apenas 17.093 foram baixados na plataforma de autoatendimento do site, ou seja, 72,3% dos CRLVs disponíveis para impressão ainda não foram acessados pelos proprietários.

Com a implantação do documento no formato digital, as emissões passaram a ser exclusivamente eletrônicas. Após os pagamentos de todos os débitos vinculados ao veículo, em até 24 horas o CRLV fica liberado no sistema para a impressão do proprietário. Não existe um limite para as impressões, podendo ser realizadas quantas vezes forem necessárias.


A impressão do CRLV-e é regulamentada pela Resolução 788/2020 do Conselho Nacional de Trânsito(Imagem Ilustrativa)

Os proprietários de veículos devem acessar o site www.detran.ac.gov.br e cadastrar-se na plataforma de autoatendimento. A impressão deve ser realizada em papel sulfite branco no formato A4, com tinta preta, em página única.

Após o cadastro, o documento também fica disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que pode ser instalado em um smartphone ou dispositivo compatível.

Para os veículos cadastrados em nome de empresas (pessoa jurídica), o responsável deve entrar no site do Detran Acre, clicar no ícone veículos, serviços online, emissão de CRLV pessoa jurídica, preencher todos os dados e, por fim, baixar o documento.

“Alertamos para que os donos de veículos façam a impressão ou baixem o aplicativo que disponibiliza o CRVL digital, pois agora o documento não será mais emitido em papel-moeda, nem será mais enviado por correios”, explica o presidente do Detran, Luiz Fernando Duarte.

Passo a passo para acessar a plataforma de autoatendimento

– Acessar o site do Detran www.detran.ac.gov.br
– Clicar no ícone de Autoatendimento;
– Identificar-se. O usuário escolhe a forma de identificação, que pode ser pelos dados da habilitação ou do veículo;
– Após o preenchimento do cadastro de identificação, o usuário deve informar o e-mail e senha;
– Em seguida, um link será enviado para o e-mail cadastrado;
– Após a liberação no sistema, a pessoa pode começar a utilizar os serviços disponíveis no site.


Para a segurança do cliente, o proprietária só terá acesso ao documento se realizar o cadastro na plataforma de autoatendimento no site do Detran/AC (Imagem Ilustrativa/Secom).
 

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo