Live sobre a importância de perceber riscos nas vias encerra a Semana Nacional de Trânsito no Acre

por Detran AC
3 visualizações
 Daigleíne Cavalcante  26/09/2020 

No final da tarde desta sexta-feira, 25, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) encerrou a programação da Semana Nacional de Trânsito 2020 (SNT), com a live que transmitiu a mesa redonda “A percepção de riscos no trânsito, a importância de desenvolvê-la”, por meio dos canais no Instagram, Facebook e YouTube da instituição.

O bate-papo, mediado pela jornalista Andréia Nobre, teve como principal objetivo alertar os condutores e pedestres sobre a responsabilidade de prevenir acidentes e proteger vidas.

Para evitar acidentes é preciso estar consciente dos riscos, essa foi a mensagem principal do bate-papo (Foto: Ana Flávia Soares)
Live teve o objetivo de alertar os condutores e pedestres sobre a responsabilidade de prevenir acidentes e proteger vidas Foto: Ana Flávia Soares

A professora doutora Greiciane Rocha, coordenadora da Liga Acadêmica de Prevenção de Trauma de Trânsito do curso de enfermagem da Ufac, falou sobre a importância da utilização correta dos equipamentos de segurança em veículos e motocicleta. “Os dispositivos de segurança são primordiais para redução dos impactos na saúde e para manutenção da vida em caso de acidentes. Mas precisamos utilizá-los da forma certa para que cumpram com seu papel de proteger”, explicou.

Nelson Freitas é proprietário de uma autoescola de Rio Branco e na mesa redonda falou sobre o alto índice de acidentes envolvendo motociclistas. “Muitos condutores de motocicletas utilizam a versatilidade do veículo para transitar de forma errada. O condutor de uma moto não deve subir na calçada, furar semáforo ou realizar ultrapassagens arriscadas para chegar mais rápido ao seu destino. Quem dirige uma moto, tem que perceber o risco, é um veículo frágil e sem proteção.”, pontuou Freitas.

Durante a mesa redonda foi destacada, ainda, a importância de se educar desde a infância, para que a cultura do respeito às leis de trânsito, para preservar vidas, seja fixada em toda a sociedade.
“Nós, educadores de trânsito do Detran/AC, levamos informação, por meio de palestras, apresentações teatrais e outras formas de orientação a todas as faixa etárias com a intenção de contribuir com a mudança de mentalidade daqueles que ainda não compreendem que cumprir regras de trânsito é respeitar a vida”, destacou Saliane Fraga, orientadora de Trânsito do Detran/AC.

Finalizando a SNT 2020


“Apesar da Pandemia, cumprimos o papel educador da SNT”, disse José Tanaca Foto: Ana Flávia Soares

Por causa da pandemia do novo coronavírus, essa é a primeira vez que o Detran/AC realiza toda a programação da SNT por meio de transmissões ao vivo nas redes sociais. Ao todo foram três lives para que, mesmo sem atividades presenciais, o departamento não deixasse de cumprir com o compromisso de levar orientação para conscientizar a população de que todos são responsáveis por um trânsito mais seguro.

“Milhares de pessoas perdem a vida todos os anos no trânsito, mas acreditamos que com esse trabalho de sensibilização que realizamos podemos ajudar a convencer pessoas imprudentes a mudarem de atitude e consequentemente salvar vidas.”, finalizou o diretor de Operações do Detran/AC, José Tanaca.

Talvez queira ler essas notícias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saber mais

Ir para o conteúdo